CULTURA – SP | Grade de Programacao de terca 14-02-2012

Publicado: 14 de fevereiro de 2012 em Televisão, Tv Cultura

Tv Cultura – SP – Grade de Programação de terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Programação Tv Cultura

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

06:00 – Tecendo o Saber
06:30 – Novo Telecurso Ensino Fundamental
06:45 – Novo Telecurso Ensino Médio
07:00 – Telecurso TEC
07:15 – Telecurso Profissionalizante
07:30 – Tamanho Família
08:15 – Pocoyo
08:30 – Castelo Rá Tim Bum
09:00 – Quintal da Cultura
11:00 – Bob, o construtor
11:30 – Arthur
11:45 – Cocoricó
12:00 – Os Camundongos Aventureiros
12:30 – Jakers! As aventuras de Piggley Wink
13:00 – Os Sete Monstrinhos
13:20 – Shaun, o Carneiro
13:30 – Cyberchase
14:00 – Doug
14:30 – Quintal da Cultura
17:25 – Matinê Cultura – Paddington Vai à Escola / Paddington Vai ao Cinema / O Aniversário
Paddington Vai à Escola / Paddington Vai ao Cinema / O Aniversário
Paddington Vai à Escola
Paddington está se esforçando ao máximo para ser reconhecido como um aluno exemplar, só que nem sempre seus planos funcionam. Quando é enviado ao escritório do diretor da escola, o ursinho adormece e sonha que é a estrela de um show no colégio.

Ficha Técnica
Título original: Paddington Goes To School
Direção: Martin Pullen
Ano: 1984
Origem: Inglaterra
Duração: 16 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Paddington Vai ao Cinema
O ursinho sai para realizar suas compras semanais e acaba sendo surpreendido por uma tempestade. Em busca de abrigo da chuva, se esconde na entrada do Cinema Podium que, por coincidência, está exibindo o filme Singin’ in the Rain. Infelizmente, Paddigton não possui idade suficiente para entrar na sessão, mas ele descobre um outro jeito de se divertir.

Ficha Técnica
Título original: Paddington Goes To The Movie
Diretor: Barry Leith
Ano: 1980
País de origem: Inglaterra
Duração: 21 minutos
Classificação indicativa: Livre

O Aniversário
Paddington busca por um presente de aniversário para o Sr. Brown. Porém, a situação financeira do ursinho não vai muito bem. Até que ele recebe um convite para um baile de caridade que será televisionado, onde haverá premiação em dinheiro para o melhor casal da noite. Será que Paddington vencerá o concurso de dança?

Ficha Técnica
Título original: Paddington’s Birthday Bonanza
Diretor: Glenn Whitining
Ano: 1986
País de origem: Inglaterra
Duração: 24 minutos
Classificação indicativa: Livre

18:45 – O Mundo de Beakman
19:15 – Pé na Rua
19:25 – Deu Paula na TV
19:30 – Inglês com Música – Rehab – Amy Winehouse
19:45 – Woohoo News
19:55 – Deu Paula na TV
20:00 – Pé na Rua
20:10 – Metrópolis
20:40 – Vitrine
21:10 – Jornal da Cultura
22:00 – Cartão Verde – Paulo André e Marcelo Rubens Paiva
Paulo André e Marcelo Rubens Paiva
O Cartão Verde desta terça-feira recebe ao vivo o zagueiro do Corinthians Paulo André e o escritor e jornalista corinthiano Marcelo Rubens Paiva.

23:00 – Provocações – Ary Toledo
Ary Toledo
“Quem não tem cão caça com gato. Quem não tem gato caça com ato.” Hoje, essa seria uma piada inofensiva para a grande maioria das pessoas, porém, contada para uma plateia lotada, em plena ditadura militar, com o Ato Institucional número 5 recém-decretado, ela resultou na prisão temporária do nosso entrevistado, Ary Toledo.

Ainda sobre a ditadura, Ary é um dos poucos a falar sobre o que foi positivo durante o período militar brasileiro: “a censura, o regime e a opressão nos obrigava a produzir mais. Então, por exemplo, o Chico fazia 10 músicas para 1 ser aprovada. A mesma coisa acontecia com os textos […] nesse sentido ela foi estimulante, fora isso, uma droga!”

Ary Toledo considera-se um humorista nato, e conta histórias que comprovam isso, desde os tempos de colégio: “Quando a minha professora me bateu, porque eu falei que ela era gorda e feia, ela me falou: se você disser que eu sou gorda e feia outra vez, apanha outra vez. Eu falei pra ela: não pense que me batendo de novo a senhora vai ficar magra e bonita. Ela riu, e eu não entendia porque ela estava rindo. Eu não tinha consciência que aquilo era humor.”

Na sua definição: “o verdadeiro humorista não é aquele que faz o público rir, é aquele que faz o público mijar” e revela a anatomia de uma boa piada: “ela tem que ter interpretação, texto e graça. Sem isso é impossível conseguir uma boa piada.”

Ainda no programa, Fernando Martins, nos revela um outro viés da tão famosa Semana de Arte Moderna de 1922, que completa esta semana (15, 16 e 17/02) seus 90 anos. Sobre ela, Fernando diz:

O movimento da “Semana de Arte Moderna” não foi fruto de ações pontuais ou efêmeras. Na verdade, representa um movimento orgânico, abrangente, que teve seus antecedentes já com a exposição do pintor russo, radicado em São Paulo, Lasar Segall, em 1915. E na exposição de Anita Malfatti que despertou toda a ira da burguesia “bem pensante” no agressivo artigo contra a pintora, assinado pelo medalhão literário Monteiro Lobato.

Note-se que esse evento, ocupando por uma semana o Teatro Municipal de São Paulo não era empreendimento barato. E foi a aristocracia rural paulista, capitaneada por Paulo Prado, que financiou o aluguel do teatro e tornou factível o projeto dos jovens modernistas.

Como bem acentuou Mario de Andrade cabem à Semana os méritos definitivos de: ter estabilizado uma consciência criadora nacional; ter conseguido a atualização intelectual com as vanguardas europeias; e ter consolidado o direito permanente de pesquisa e criação estética.

Mas a Semana, como espírito de transgressão e inconformismo precipitou o movimento tenentista e a criação do Partido Democrático que iriam levar à Revolução de 1930. Essa revolução terminaria com a República dos agricultores latifundiários e a supremacia dos monocultores do café e da cana de açúcar. Com ela viria a burguesia industrial e a hegemonia da influência norte-americana substituindo o imperialismo inglês. Getúlio Vargas – o presidente que a Revolução de 30 trouxe no seu bojo – presidiu o Brasil por 15 anos. Pelo voto do povo voltou ao poder em 1950. Em 1952, comemorando os 30 anos da Semana, Vargas mandou ao Congresso Nacional, uma mensagem que afirmava categoricamente que os fundamentos da Revolução de 1930 e das mudanças profundas operadas na vida brasileira tinham seu vértice único na Semana de Arte Moderna de 1922.

23:30 – Cultura Documentários – Roubando Klimt
Roubando Klimt
Esta é a história da luta de Maria Altmann, uma senhora bonita e elegante de 90 anos, para recuperar cinco quadros de Klimt roubados de sua família pelos nazistas em 1938. Os quadros foram para a Galeria Nacional Austríaca desde então. Esta história de Davi e Golias descreve a vida de Maria na Viena resplandecente do fin-de-siècle, sua fuga dramática do terror nazista e sua luta corajosa para recuperar os cinco Klimts contra todas as probabilidades. A luta de Maria levou-a finalmente ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, colocando-a não só contra a Áustria, mas contra a administração Bush. Depois que ela finalmente venceu, um dos quadros, “O Retrato Dourado”, da tia de Maria, foi vendido para Ronald Lauder por US$135 milhões em 2006, tornando-se um dos quadros mais caros do mundo já negociados.

Ficha Técnica
Título Original: Stealing Klimt
Direção: Jane Chablani
Ano: 2007
Origem: Inglaterra
Duração: 52 min.
Colorido
Classificação Indicativa: Livre

00:30 – Ensaio – Wando
Wando
Numa homenagem ao cantor Wando, que faleceu na última quarta-feira (8), a TV Cultura leva ao ar o Ensaio com o artista, gravado em 1994.

No programa, apresentado por Fernando Faro, Wando conta várias histórias de sua infância e fala da convivência com os pais e do início de carreira. Sempre com muito humor, o artista lembra-se das músicas que causaram escândalos, do poder de sedução e até de suas primeiras experiências com as mulheres.

O artista também relembra como chegou a São Paulo; os dias que não tinha o que comer; o melhor sanduíche de pernil que comeu, presente de um amigo, quando passava fome; e do período que morava escondido num hotel.

Durante o Ensaio, Wando ainda canta seus principais sucessos, incluindo Moça, Fogo e Paixão, Coisa Cristalina e Deus te proteja de Mim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s