CULTURA – SP | Grade de Programacao de domingo 12-02-2012

Publicado: 10 de fevereiro de 2012 em Televisão, Tv Cultura

Tv Cultura – SP – Grade de Programação de domingo, 12 de fevereiro de 2012
Programação Tv Cultura


domingo, 12 de fevereiro de 2012


07:00 – Mosaicos
08:00 – Missa de Aparecida
09:00 – Viola, Minha Viola – Bruna Viola
Bruna Viola


Duo Glacial
Os irmãos Miguel Servan Vidal, nascido em Mirassol-SP em 1936, e Ana Servan Vidal, nascida em Onda Verde-SP em 1941, integram o famoso “Duo Glacial” que, na década de 1960, conseguiu a vendagem de mais de um milhão de discos com a belíssima música “Poeira” (Luiz Bonan/Serafim Colombo Gomes). Miguel e Aninha já cantavam desde cedo, sendo que Aninha, com apenas 12 anos, venceu um concurso num circo que passava pela região. E, em 1955, com o nome “Irmãos Cervan”, a dupla começava a se apresentar na Rádio Cultura de Araraquara-SP. Em 1956, morando em São Paulo, Miguel e Aninha conheceram o já renomado compositor José Fortuna, que os convidou para participar do programa “Onde Cantam Os Maracanãs”, que ia ao ar pelas ondas da Rádio Piratininga. Três anos depois, Miguel e Aninha adotaram o nome artístico de Duo Glacial, o qual foi sugerido por José Fortuna. Em 1959, o Duo Glacial gravou seu primeiro disco 78 RPM, com a canção rancheira “Orgulho” (José Fortuna) e a valsa “O Amor e a Rosa” (José Vidal/Piraci), pelo selo Sertanejo. Vieram depois mais dois discos 78 RPM: em 1960, o rasqueado “Si Queres” (João Vidal) e a Rancheira “Desde Que O Dia Amanhece” (Pepe Guizar/José Fortuna), pelo selo Sertanejo. E, em 1961, o tango “Reconciliação” (Zé do Rancho/Ado Benatti) e a Canção Rancheira “Traição” (Francisco Lacerda). Nesta edição do programa, apresentam sucessos de sua carreira. 


Tostão e Guarany
Com mais de 25 anos de carreira, Tostão e Guarany é uma das duplas mais representativas da música de raiz de Mato Grosso do Sul. Até 1983, Tostão e Guarany eram integrantes de um trio formado por Cruzeiro, Centavo e Tostão. Cruzeiro, conhecido hoje por Aurélio Miranda, seguiu carreira solo e consolidou seu trabalho em todo o país. Centavo, que passou a se chamar Guarany e Tostão formaram então a dupla que coleciona sucessos. A musicalidade de Tostão e Guarany revelou-se na adolescência, quando participaram eventos musicais e ganharam 1º e 2º lugares no festival “Festão”. A dupla Tostão e Guarany é composta por Adi Antonio Boniatti e Evânio Vargas Padilha, estão juntos há 25 anos. A dupla formou-se em 1983 e neste mesmo ano, foi gravado o disco compacto “Estrada de Chão” pelo selo “La Selva” da gravadora Universal Records. O LP “Luzes do Além” foi gravado em 1985 pela gravadora Xororó. Os dois já se apresentaram ao lado de grandes nomes como Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, Matogrosso e Matias, Trio Parada Dura, entre outros. 


Bruna Viola
Bruna Villas Bôas Kamphorst nasceu em 1993 em Cuiabá (MT). Iniciou a carreira de violeira aos 11 anos, quando pediu à mãe uma viola caipira, pois queria aprender a tocar. Bruna adorava ouvir modas de viola, seus ídolos eram Tião Carreiro e Pardinho. Bruna começou a se apresentar em Mato Grosso, em rodeios, festas e já fez várias participações em televisão – incluindo a abertura da novela Paraíso. É devota de Nossa Senhora, padroeira de Cuiabá. Gravou um disco com músicas instrumentais de viola e músicas cantadas. Este é o seu retorno no programa Viola, minha viola, da TV Cultura, depois de uma comentada participação em 2010.


10:15 – Sr. Brasil – Roberto Luna
Roberto Luna
Rolando Boldrin declama um poema inspirado em Rubem Braga. Em seguida, ele recebe Roberto Luna e a cantora Carmen Queiroz.


11:15 – Mestres do Riso – O Comprador de Fazendas
O Comprador de Fazendas
Pedro, um suposto funcionário do governo se diz interessado em comprar a fazenda de uma endividada família do interior. Entretanto, o rapaz é um humilde pintor de paredes com tendências golpistas. Nas reviravoltas do destino, Pedro é premiado por um bilhete lotérico e o golpe passa a se concretizar. Baseado na obra de Monteiro Lobato.


Direção: Alberto Pieralise
Ano: 1951
Origem: Brasil
Duração: 88 min.
PB
Classificação indicativa: Livre


12:45 – Matinê Cultura – Os Xeretas
Os Xeretas
Duda, Tato e Nick são três amigos inseparáveis que são conhecidos pela população local como os Xeretas. Num dia, o trio encontra uma pequena menina com um símbolo tatuado no braço, que está vagando perdida pela cidade. Com a ajuda da mística Alana, eles descobrem que a garota é na verdade uma viajante dos portais do tempo e do espaço, e que faz parte dos Aleph, um povo responsável pela segurança destes portais. Os Xeretas resolvem ajudá-la, seguindo em busca dos ladrões que roubaram o medalhão.


Título original: Os Xeretas
Direção: Michael Ruman
Ano: 2001
Origem: Brasil
Duração: 86 min.
Colorido
Classificação indicativa: Livre


14:00 – As Aventuras de Tootle and Poodle
14:30 – Almanaque Brasil


15:00 – Cultura Mundo – Rússia: Uma Viagem Com Jonathan Dimbleby – Terra Mãe


Neste episódio, Jonathan Dimbleby irá navegar pelo rio Volga – imagem e símbolo de toda a história da nação russa.


Começa a viagem passando por Sarai, atualmente um vilarejo, mas que há 700 anos abrigava os invasores mongóis que conquistaram a Rússia.Ela foi fundada pelo neto de Gengis Khan, Batu Khan. Trezentos anos depois, os mongóis foram expulsos por Ivan, o Terrível.


Em seguida segue por Volvogrado, antiga Stalingrado. Cidade heróica em que a tenacidade e a coragem de seus habitantes fizeram refluir as hordas nazistas. Eixo a partir do qual em agosto de 1942, nas análises dos especialistas em guerra, começou a esboçar-se a vitória das forças aliadas .As belas cidades do mundo contemplam-te em pasmo e silêncio.


Por fim, Jonathan passa por Samara, onde se concentrava todo o complexo armamentista da Rússia Soviética. Assistimos às comemorações do 9 de Maio, data da rendição de Berlim. Aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial que os russos ainda chamam do alto de seus 20 milhões de cadáveres de A Grande Guerra Patriótica.Finalmente alcançamos o Tartaristão, que faz parte da federação russa mas dispões de uma certa autonomia. Sua capital, Kazan, está às margens do Volga. Daí partimos para os Montes Urais.


16:00 – Clássicos – Documentário: O Sistema
Documentário: O Sistema
Clássicos apresenta o documentário, produzido em 2008, sobre o inovador ensino de música na Venezuela. O Sistema explica como é o projeto de educação musical iniciado há 37 anos e que revolucionou a vida musical do país. A Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela atinge hoje mais de 300 mil crianças e jovens.


O documentário mostra como o maestro José Antonio Abreu construiu o caminho que o levou a implantar o mais exitoso e elogiado programa de formação musical do mundo ocidental e como, por meio dele, ajuda crianças e jovens das áreas mais carentes a encontrarem um caminho alternativo à pobreza na Venezuela. Três décadas depois, o projeto é referência mundial e agora todos querem copiá-lo e implantá-lo em diversas partes do planeta. Trata-se de um filme complexo e sua beleza está em mostrar os sentimentos das crianças que encontram no ’Sistema’ uma excelente opção educacional.


17:00 – Especial Cultura Meio Ambiente – Escorpião Vs Escorpião Vs Musaranho


Neste episódio vamos ver que espécie tem a melhor, a mais viscosa, a mais interessante massa de músculos coberta por uma membrana mucosa em sua cavidade oral. O que acontece se colocarmos juntos num tanque um polvo gigante do pacífico e um cação que é predador voraz que aproveita todas as oportunidades para comer. Oito fatos espantosos a respeito da Anta de Baird. Você vai descobrir o que é bola de acasalamento. Um pouco sobre o acasalamento dos aligátores. Filhotes de albatroz aprendem a voar – ou morrem. Por fim, dois escorpiões se atacam e lutam até que um morra. Um musaranho enfrenta um escorpião.


17:30 – Repórter Eco – Repórter Eco comemora 20 anos


Há exatamente 20 anos, no dia 10 de fevereiro de 1992, a TV Cultura lançou o Repórter Eco. O primeiro telejornal da tevê brasileira tinha como proposta antecipar os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, que seria realizada quatro meses depois (junho de 92). O encontro ambiental mais importante do século 20 teve cobertura completa do programa, que virou uma história de sucesso.


De telejornal, ele passa a revista semanal de meio ambiente, em setembro de 1992. Reportagens com profundidade, aliadas a belas imagens cobrem projetos e pesquisas científicas voltadas para a conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida. Quadro Biodiversidade, criado em2001, dedica seu espaço para tudo o que se relaciona à diversidade biológica e cultural do país.


Viagens pelo Brasil e para outros países resultam em programas especiais. Antártica, Joanesburgo (África do Sul), Copenhagen (Dinamarca) estiveram no roteiro da equipe do Repórter Eco.


O programa conquistou vários prêmios, entre eles o concurso de reportagem promovido pelas Ongs Fundação SOS Mata Atlântica e Conservação internacional.


Este ano, o Repórter Eco se prepara para cobrir a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em junho, no Rio de Janeiro. É mais uma etapa importante na trajetória do programa consagrado e respeitado por ongs, cientistas, empresário e pelos telespectadores, ao longo de duas décadas.


18:00 – Planeta Terra – Predadores de Plantas


Este programa trata da relação dos mamíferos com as plantas. O bicho preguiça, por se alimentar apenas de plantas, torna-se uma boa presa por falta de velocidade para fugir. Já a anta é um animal bastante agressivo e a maioria de suas refeições são constituídas de plantas de diferentes tipos. A migração anual atinge animais do mundo inteiro, como por exemplo do Alasca, que migram para fugir do frio e da neve. Já os da América do Sul migram para fugir da seca, mas para onde quer que migrem eles são perseguidos por seus predadores naturais.


19:00 – Matéria de Capa – Eleições Americanas
Eleições Americanas
A campanha eleitoral americana está efervescente e os pré-candidatos gastam milhões de dólares em anúncios na TV para destruir os rivais ou para demonizar o presidente Barack Obama. Enquanto isso, alguns dos mais de 300 candidatos independentes dão à disputa um ar que às vezes pode beirar a comédia. Um deles, por exemplo, fala em apocalipse e defende a doação de um cavalo para cada cidadão americano, a fim de reduzir os gastos com petróleo.


Há ainda um candidato a presidente que afirma não se preocupar com os pobres e que gostaria de mandar o adversário para o espaço; esqueletos saem do armário com a revelação de histórias sobre amantes e jóias caríssimas; e até a viagem de um cachorro que viajou dentro de sua casinha presa ao teto do carro de um dos candidatos virou tema de debates.


Para falar sobre o lado sério e também excêntrico da disputa o Matéria de Capa conta com as participações de Paulo Sotero (diretor do Instituto de Estudos il-Wilson Center, de Washington), Rubens Barbosa (diretor do departamento de Comércio Exterior da Fiesp e ex-embaixador em Washington), além do casal Gene e June Davies, apresentadores de um programa de rádio em Dallas, no Texas.


19:30 – Reis da Rua – Aline Trindade
Aline Trindade
Aline Trindade, 23 anos, nasceu em Teófilo Otoni, interior de Minas Gerais, e desde seus dez anos sonhava ser dançarina. Ainda criança, ficava assistindo a vídeos de dança, tentando copiar os movimentos e inventando coreografias para as músicas que escutava.


Com a mudança da família para a zona Sul de São Paulo, começou a frequentar as aulas de axé que aconteciam na escola e formou um grupo com algumas colegas. Elas ensaiavam e se apresentavam nos intervalos da escola. Nessa época tinha apenas 14 anos. Além do axé, também começa a fazer aulas de capoeira e, com isso, incorpora esses movimentos em suas coreografias.


O gosto pela cultura negra fez com que Aline passasse do axé para o ragga, uma complexa dança nascida na Jamaica que mostra a sensualidade da mulher sem parecer vulgar. “Via as meninas dançando funk e pensava que não estaria dentro da minha postura dançar daquele jeito”, conta a dançarina que até hoje frequenta uma igreja evangélica: “É o espaço onde falo com Deus”, conta.


Hoje, Aline é uma das figuras mais conhecidas no movimento negro em São Paulo. É chamada de Rainha da Black Music, por já ter ganho dois importantes concursos de dança ragga. A dançarina é requisitada para clipes de música (já fez três) e apresentações de diversas bandas em variados segmentos da black music.


20:00 – Cultura Documentários – Um Presidente a Lembrar: Na Companhia de Kennedy
Um Presidente a Lembrar: Na Companhia de Kennedy
Quando John F. Kennedy se lançou candidato à Presidência, Robert Drew estava lá, sempre um passo atrás, captando a história com sua câmera, tal como ela aconteceu. Nos anos seguintes, Kennedy permitiu que Drew e sua equipe tivessem um acesso sem precedentes a seu gabinete, aos membros de sua administração e a seus briefings sobre temas memoráveis como desarmamento nuclear e direitos civis. Embora grande parte desses filmes já sejam conhecidos, esse documentário editado concisamente, composto com os arquivos de Drew, possibilita uma “visão oportuna de um Presidente amplamente respeitado por seus conterrâneos e enaltecido no mundo inteiro.”


Desde 1968, quando seu irmão Robert se candidatou, o nome de John F. Kennedy não é tão invocado numa eleição presidencial. Qualquer que seja a posição do público em relação à corrida de 2008, “Um Presidente a Lembrar” nos mostra como JFK foi um candidato improvável naquela época: um milionário da Costa Leste procurando a liderança de um partido da classe operária, um católico sujeito à desconfiança generalizada por causa de sua religião, um novo-rico sem muito pedigree concorrendo numa plataforma de mudança numa época em que a paranoia da Guerra Fria parecia exigir a mão firme de Humphrey, de Johnson, de Nixon. Evidentemente, Kennedy venceu todos eles. Mas “Um Presidente a Lembrar” é um filme para aqueles que já conhecem as linhas gerais dessa história e os acontecimentos que se seguiram. O narrador Alec Baldwin confere um brilho minimalista ao episódio da Baía dos Porcos, à construção do Muro de Berlim e à declaração segregacionista do Governador George Wallace. A câmera de Drew permanece nos bastidores com Kennedy, lendo seu rosto enquanto a história está sendo escrita. Para os que conhecem a lenda, este é o homem.


Título original: A President To Remember: In The Company of John F. Kennedy
Direção: Robert Drew
Ano: 2008
Origem: Estados Unidos
Duração: 84 min.
Colorido
Classificação indicativa: Livre


21:30 – Entrelinhas – Literatura Argentina na Flip 2011
Literatura Argentina na Flip 2011
O Entrelinhas exibe entrevistas com os dois escritores argentinos que foram destaque na 9ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty: Andrés Neuman e Pola Oloixarac, ambos incluídos na edição especial da revista inglesa Granta sobre os novos talentos da literatura em língua espanhola.


Andrés Neuman: Argentino naturalizado espanhol, Neuman fala sobre seu primeiro romance publicado no Brasil: O viajante do século, livro ambientado em Wandernburgo, cidade fictícia da Alemanha, no período imediatamente posterior à Revolução Francesa. Mais do que um romance histórico ou fantástico, o livro utiliza uma linguagem moderna para resumir as contradições políticas e artísticas que viajaram do século 19 até século 21. Saudado pelo chileno Roberto Bolaño como um renovador da prosa contemporânea, Neuman inscreveu Wandernburgo no mapa das cidades imaginárias criadas por escritores como Faulkner, García Márquez, Juan Rulfo e Italo Calvino.


Pola Oloixarac: Considerada a musa da Flip de 2011, a escritora argentina conversa com o Entrelinhas – em portunhol impecável – sobre seu romance de estreia: As teorias selvagens – uma ficção que recebeu elogios entusiasmados de Ricardo Piglia e que ironiza o cerebralismo e os engajamentos da literatura de seu país.


Espelhos como personagens: Do mito de Narciso à Alice de Lewis Carroll, de Machado de Assis a Guimarães Rosa, os espelhos entraram na literatura como metáfora da duplicação da realidade pela linguagem. O professor de literatura brasileira Ivan Marques, colaborador do Entrelinhas, mostra a rica história dos espelhos como personagens da prosa e da poesia.


22:00 – Café Filosófico – O Amor que Se Vai, com Flávio Gikovate
O Amor que Se Vai, com Flávio Gikovate
No mundo contemporâneo, os relacionamentos são menos definitivos e as separações ficaram tão cotidianas… Mas ainda sempre muito doloridas. Diante da perda de algo ou alguém importante, impossível não sentir que “meu mundo caiu”. E já que estamos passando por uma epidemia de separações geradas pela crise mundial (perda de emprego, perda de bens, mudança de país, e separações amorosas propriamente ditas), talvez seja mesmo a hora de falarmos desse assunto indesejado. Diante dos efeitos catastróficos de uma separação, é preciso ter também um lado prático. Se meu mundo caiu, como vou reconstruí-lo?


23:00 – Ensaio – Wando
Wando
Numa homenagem ao cantor Wando, que faleceu na última quarta-feira (8), a TV Cultura leva ao ar neste domingo o Ensaio com o artista, gravado em 1994.


No programa, apresentado por Fernando Faro, Wando conta várias histórias de sua infância e fala da convivência com os pais e do início de carreira. Sempre com muito humor, o artista lembra-se das músicas que causaram escândalos, do poder de sedução e até de suas primeiras experiências com as mulheres.


O artista também relembra como chegou a São Paulo; os dias que não tinha o que comer; o melhor sanduíche de pernil que comeu, presente de um amigo, quando passava fome; e do período que morava escondido num hotel.


Durante o Ensaio, Wando ainda canta seus principais sucessos, incluindo Moça, Fogo e Paixão, Coisa Cristalina e Deus te proteja de Mim.


00:00 – Clássicos – Stravinsky – A Sagração da Primavera


No dia 29 de maio de 1913, um escândalo abalaria o mundo artístico de Paris e abriria de vez as portas da música moderna: era a estreia de “A Sagração da Primavera”, balé de Igor Stravinsky, um dos mais importantes compositores do século XX.


A Sagração da Primavera foi o terceiro balé que Stravinsky compôs por encomenda do empresário Sergei Diaghlev. Interpretado pelo Balé Russo, com coreografia de Nijinsky, a Sagração chocou o público por seu caráter inovador, inspirado em rituais pagãos russos, e mudou o curso da história da música do Ocidente.


No programa Clássicos você vai saber tudo sobre essa obra num documentário criado pelo maestro Michael Tilson Thomas com a Orquestra Sinfônica de São Francisco.


01:00 – Educação Financeira – Como Investir em Ações – Parte II


Como saber se uma empresa está com bom desempenho ou enfrenta dificuldades? Esse é o tipo de conhecimento que ajuda muito quando temos que decidir por um novo emprego ou pela marca de algum produto, por exemplo. Mas, como você verá no programa dessa semana, no caso de investimento em ações, essa informação é essencial. E como explica o professor de finanças da Insper, Ricardo Humberto Rocha, as corretoras têm o papel de nos ajudar com esses dados.


No Educação Financeira, o educador financeiro, Mauro Calil, falará da importância de conhecermos sobre o ramo de atuação das empresas na hora de investir, e comentará sobre o suporte que as corretoras nos oferecem ao enviar relatórios com dados sobre a companhia, como o lucro, dividendos que ela paga, entre outros.


O estudante Alexandre Moretti contará como começou a investir em ações, quais são seus objetivos com esse investimento e de onde tira as informações sobre as empresas. E o analista do mercado de ações, Gustavo Hon Nascimento, explicará sobre as análises fundamentalistas e grafistas feitas pelos analistas de mercado.


Também apresentaremos a consultora financeira, Tércia Bispo Rocha, que dirá como acontece a cobrança de imposto de renda sobre os ganhos com ações e como funciona o chamado Day Trade. E teremos o caso de Jorge, um empresário que é investidor há dez anos e hoje sonha em abrir o capital de sua própria empresa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s