CULTURA – SP | Grade de Programacao de sabado 04-02-2012

Publicado: 3 de fevereiro de 2012 em Televisão, Tv Cultura

Tv Cultura – SP – Grade de Programação de sábado, 4 de fevereiro de 2012
Programação Tv Cultura

sábado, 4 de fevereiro de 2012

05:15 – Telecurso Profissionalizante

06:30 – Saúde Brasil – Água e Doenças Associadas
A água é um recurso essencial para a vida humana e tem íntima relação com a nossa saúde. No entanto, é necessário saber que também pode ser um agente transmissor de diversas doenças. Neste especial, vamos conhecer algumas das principais doenças de transmissão hídrica e saber o que fazer para preveni-las e tratá-las, evitando complicações e agravos para a saúde.

07:00 – Brasil Eleitor

07:30 – Via Legal – Inibidores de Apetite

A disputa que envolve a venda de inibidores de apetite e coloca em lados opostos o Conselho Federal de Medicina e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é um dos destaques do Via Legal dessa semana. O programa é o primeiro inédito de 2012 e mostra como anda a polêmica que interessa a milhares de brasileiros que precisam de ajuda para controlar o peso. Viviane Rosa explica os argumentos dos dois lados que desde o fim do ano passado travam uma batalha judicial sobre o tema.

Outro assunto abordado nesta edição envolve a expansão do metrô na capital paulista. Por ordem da Justiça Federal, os responsáveis pelas obras terão de garantir moradia a uma família que há décadas ocupa imóveis públicos abandonados na região. Os prédios serão demolidos para permitir a construção da linha. A reportagem é de Erica Resende.

A retirada de famílias de locais impróprios também é o tema da reportagem que vem do sul do país. Nara Sarmento acompanhou uma comitiva da Justiça Federal que esteve na praia de Cidreira, onde as construções irregulares ameaçam o meio ambiente. O diferencial neste caso é que, antes de decidir o destino dos moradores, a juíza que analisa o processo resolveu fazer uma inspeção para ver de perto a realidade retratada na denúncia apresentada por ambientalistas.

Do Rio de Janeiro, Denise Moraes mostra que, embora o preconceito tenha reduzido nos últimos anos, quem faz uma tatuagem ainda corre riscos de perder o emprego. Um médico, aprovado em concurso público, só conseguiu assumir a vaga na Aeronáutica depois de recorrer à Justiça. Por causa de episódios como este, a dica de especialistas é que a pessoa prefira tatuar partes do corpo que podem ser cobertas com maior facilidade.

Juliano Domingues conta que por muito pouco uma dívida tributária não inviabilizou a recuperação de um dos clubes de futebol mais tradicionais do nordeste. O Santa Cruz precisou recorrer à Justiça Federal para conseguir a liberação de parte dos recursos conseguidos com a venda de um jogador. O dinheiro havia sido bloqueado para garantir o pagamento de impostos não recolhidos durante outra negociação.

08:00 – AnimaTV
08:25 – Caco e Dado
08:30 – Timmy e seus Amigos
08:45 – Pocoyo
09:00 – Backyardigans
09:30 – Princesas do Mar
10:00 – Cocoricó
10:15 – Jakers! As aventuras de Piggley Wink
10:45 – Os Anjinhos
11:15 – Sid, o Cientista
11:45 – Charlie & Lola
12:15 – Shaun, o Carneiro
12:30 – Pronto Atendimento – Previdência Social
A advogada previdenciária Marta Gueller irá esclarecer ao vivo as dúvidas dos internautas sobre previdência social. Você entenderá como funciona esse benefício para as donas de casa aposentadas, brasileiros que trabalham no exterior, o tempo necessário de contribuição e muito mais.

Envie sua pergunta via Twitter no http://www.twitter.com/patendimento ou por e-mail, prontoatendimento@tvcultura.com.br

12:45 – Educação Financeira – Como investir em ações – Parte 1
O programa, uma parceria da BM&FBOVESPA e TV Cultura, aborda o tema: Como investir em ações. É possível investir em ações por meio de fundos, clubes de investimentos ou individualmente – cabe a cada um escolher a forma que prefere. A edição desta semana esclarece como funcionam tais modalidades e as providências a serem tomadas para iniciar o investimento em ações. Entre os convidados, a consultora financeira Tércia Bispo Rocha explica a dinâmica de negociações das ações listadas pela Bolsa de Valores; já o educador financeiro Mauro Calil mostra a incidência dos retornos em longo prazo e explana sobre as vantagens de cada modalidade de investimento. Classificação Indicativa: Livre

13:00 – Cultura 360
13:30 – Pé na Rua
14:00 – Inglês com Música – Who Knew – Pink

15:00 – Deu Paula na TV
15:30 – Cultura Retrô – Chico Science
Entrevistamos o professor universitário e consultor Gaudêncio Torquato sobre o marketing político do ex-presidente Jânio Quadros.
No Ofício, saiba mais sobre os óculos retrô.
No quadro A Pedidos, lembre do “Senta que lá vem a história”.
Encerramos o programa de hoje com um Ensaio de 1996 com Chico Science.

16:00 – Clássicos – Mozart Piano Quartet
Clássicos apresenta uma gravação exclusiva do 42º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que neste ano traz também para a Capital alguns de seus convidados para se apresentarem em concertos no Auditório do Museu de Arte de São Paulo.

O Mozart Piano Quartet foi fundado em 2000 e é formado por Hartmut Rohde (viola), Mark Gothoni (violino), Paul Rivinius (piano) e Peter Hörr (violoncelo). Desde sua estréia, vem se estabelecendo como um dos principais quartetos com piano do mundo e Seus integrantes são destacados solistas e cameristas, professores da Univerity of Arts, em Berlim, e da Hochschule “Mendelssohn-Bartholdy”, em Leipzig. O violoncelista, Peter Hörr atuará como professor residente, ensaiando e tocando ao lado dos bolsistas do Festival.

No repertório, obras de Wolfgang Amadeus Mozart: Quarteto para piano e trio de cordas, K 493 em mi bemol maior, Bohuslav Martinu: Quarteto para piano e trio de cordas, H 287 e Johannes Brahms: Quarteto n. 1 para piano e trio de cordas, op. 25, em sol menor.

17:30 – Vitrine – Computação em Nuvem
No programa de hoje, matérias sobre stardoll, computação em nuvem, celular 3D, animação 3D e uma entrevista com o Herson Capri.

18:00 – Manos e Minas – Rashid
Neste programa o convidado é o rapper Rashid. Daniel Zero é o convidado do grafite. Fruit Loops: Mostraremos como é possível compor uma música usando apenas o computador. Nosso colunista Emicida entrevista Kiko Dinucci.

19:00 – Cultura Documentários – Rogério Duprat – Vida de Músico
A faixa dedicada às produções nacionais exibe o documentário Rogério Duprat – Vida de Músico, de Pedro Vieira. O filme mostra trechos de ensaios realizados na casa do compositor e maestro Rogério Duprat com Gal Costa, Gilberto Gil, Os Mutantes e Caetano Veloso. O programa conta ainda com depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gilberto Mendes, Rita Lee, Walter Hugo Khoury, Walter Lima Júnior, entre outros. As peças inéditas como Cinco Pequenas Peças para Violoncelo Solo, de 1958, interpretada pela primeira vez por Antônio del Claro, também são destacadas no filme. Duprat nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de fevereiro de 1932, e começou a estudar violoncelo no início da década de 50. No final da década de 60, foi o responsável pela mudança de sonoridade nas músicas de grandes nomes do Movimento Tropicalista, como Caetano, Gil, Tom Zé e Mutantes, e pela introdução da distorção e da performance na MPB. O maestro ficou conhecido como o “George Martin” da Tropicália.

Ficha Técnica
Gênero: Documentário
Diretor: Pedro Vieira
Ano: 2002
País de origem: Brasil
Duração: 52 minutos
Colorido
Classificação indicativa: Livre

20:00 – Viola, Minha Viola – Otávio Augusto e Gabriel
Otávio Augusto e Gabriel
Pedro Bento e Zé da Estrada
Pedro Bento (Joel Antunes Leme) nasceu em 1934, em Porto Feliz-SP. Ainda garoto animava as rodas de viola nas quermesses das cidades da região, como Piracicaba e Tietê. Na década de 1950, convidado para participar do programa Manhãs da Roça, de Chico Carretel, na Rádio Paulistana Cruzeiro do Sul, Pedro Bento acabou conhecendo no estúdio o parceiro Zé da Estrada (Waldomiro de Oliveira), nascido em Botucatu-SP no ano de 1929. Com a dupla formada, começaram a cantar e tocar em emissoras de rádio e circos de todo o interior. Em 1958, a dupla gravou o primeiro disco, em 78 rotações, pela gravadora continental. O carro chefe do vinil era a música “O seresteiro da lua”, primeiro sucesso da carreira. Entre 1966 e 1970, já possuíam muitos sucessos, como Mourão da Porteira (Raul Torres e João Pacífico), Piracicaba (Nilton Melo) e Sinhá Maria (Renê Bittencourt). A dupla gravou canções de estilos variados. Até hoje gravaram cerca de duas mil músicas (16 em 78 rotações, 104 LP’s e 25 CD’s).

Lucylla e Lucyana
As irmãs Lucylla e Lucyana são paulistanas, mas viveram a adolescência em Minas Gerais e Goiás. Lucylla é artista plástica e é apaixonada por cavalos. Lucyanna estudou Direito, Administração e Música na Universidade Livre de Música Tom Jobim. A veia musical surgiu de dentro de casa. O avô e o pai eram músicos. Desde muito pequenas já demonstravam o gosto em cantar e tocar violão. A dupla tem quase 10 anos de carreira.

Otávio Augusto e Gabriel
Os irmãos Otávio Augusto e Gabriel fazem parte da nova geração de grandes intérpretes da música sertaneja. Seus cinco CDs lançados são referência quando o assunto é cultura sertaneja, pois cresceram ouvindo esse gênero musical e para completar são primos da dupla Zilo e Zalo, patrimônios da música raiz. A dupla surgiu em 1998. As primeiras apresentações foram feitas em associações de violeiros de sua cidade (Osasco) na grande São Paulo. No ano seguinte, gravaram o primeiro CD e a partir daí começaram a se apresentar em programas de grande audiência na TV, como o Viola, Minha Viola e Especial Sertanejo. Em janeiro de 2011, a dupla lançou o sexto disco, ‘Otávio Augusto e Gabriel – Ao Vivo’, o primeiro ao vivo. Foi gravado na cidade de Jundiaí (SP).

21:10 – Jornal da Cultura
21:45 – Clube do Filme – Não é você, sou eu!
Não é você, sou eu!
Aos 30 anos, o cirurgião Javier não consegue deixar de ser um adolescente tardio. Ele resolve tentar a vida nos EUA ao lado da namorada, que viaja antes dele para acertar as coisas. Após ser traído por ela, Javier fica sem onde morar e volta à casa onde passou sua infância. Enquanto isso, passa a frequentar sessões de terapia para tentar levar a vida adulta com plenitude e esquecer a ex-namorada.

Ficha Técnica
Título Original No sos vos, soy yo
Gênero: Comédia
Diretor: Juan Taratuto
Ano: 2004
País de origem: Argentina
Duração: 101 min.
Colorido
Classificação indicativa: 12 anos

23:45 – Cine Brasil – Pro dia nascer feliz
Pro dia nascer feliz
Através de uma investigação do relacionamento do adolescente com a escola – ambiente fundamental em sua formação -, o diretor traz à tona questões comuns a qualquer adolescente dentro do ambiente escolar. Dentre essas, destacam-se os temas da desigualdade social e o impacto da banalização da violência no desenvolvimento de muitos desses jovens.

Ficha Técnica
Gênero: Documentário
Diretor: João Jardim
Ano: 2006
País de origem: Brasil
Duração: 86 minutos
Colorido
Classificação indicativa: Livre

01:15 – Figuras da Dança – Márcia Haydée

Aos três anos de idade, Márcia Haydée já tinha aulas de balé clássico, tendo formação, no Brasil, com Yuco Lindberg e Vaslav Veltchek. Aos dezesseis anos, foi se aperfeiçoar na Royal Ballet School de Londres, na Inglaterra. Em 1957, Haydée iniciou sua carreira profissional no Ballet do Marquês de Cuevas. Quatro anos depois, conheceu o coréografo John Cranko, diretor do Ballet de Stuttgart, de onde se tornou a primeira solista. Cranko investiu em Haydée, que se tornou uma estrela internacional, dançando em obras como Romeu e Julieta, Eugène Oneguin e A Megera Domada. Em 1976, três anos após a morte de Cranko, Márcia assumiu a direção do Ballet de Stuttgart, passando a ser disputada por outros coréografos, tais como Maurice Béjart, Glen Tetley, Jiri Kylian, William Forsythe e John Neumeier. Ela era então aclamada como a “Maria Callas da dança”. Em 1993, Márcia Haydée assumiu também a direção do Companhia Nacional de Dança do Chile. Seus mais importantes partners bailarinos foram Richard Cragun (com quem foi casada durante dezesseis anos), Rudolf Nureyev, Jorge Donn, Mikhail Baryshnikov e Anthony Dowell.

01:45 – Radiola – Tihuana
Tihuana
A banda Tihuana se apresenta no quadro “Ao Vivo”. No “Fala”, a jornalista Patrícia Palumbo conversa sobre os seus trabalhos e revela os motivos de ter escolhido a sua profissão, após uma coletiva de imprensa do cantor Cazuza. O “Matéria” vai ao espetáculo “Broadway Babies 2.0”, em cartaz na Livraria da Vila, com inspiração nos cabarets nova-iorquinos dos anos 40 e 50. Já o “Videoteca” traz o stop motion “Clock DJ” dirigido por David Salaices como dica. Na “Trama Virtual” o trio Leptospirose fala sobre o novo disco, “Aqua Mad Max”, suas influências e sobre a sua trajetória. A seção “Arquivo” apresenta o rapper Criolo no Programa Radiola exibido em 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s