CULTURA – SP | Grade de Programacao de terca 31-01-2012

Publicado: 31 de janeiro de 2012 em Televisão, Tv Cultura
Tv Cultura – SP – Grade de Programação de terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Programação Tv Cultura

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

06:00 – Tecendo o Saber
06:30 – Novo Telecurso Ensino Fundamental
06:45 – Novo Telecurso Ensino Médio
07:00 – Telecurso TEC
07:15 – Telecurso Profissionalizante
07:30 – Tamanho Família
08:15 – Pocoyo
08:30 – Castelo Rá Tim Bum
09:00 – Quintal da Cultura
11:00 – Bob, o construtor
11:30 – Arthur
11:45 – Cocoricó
12:00 – Os Camundongos Aventureiros
12:30 – Jakers! As aventuras de Piggley Wink
13:00 – Os Sete Monstrinhos
13:20 – Shaun, o Carneiro
13:30 – Cyberchase
14:00 – Doug
14:30 – Quintal da Cultura

17:25 – Matinê Cultura – A Melhor Invenção
A Melhor Invenção
Em uma pequena aldeia da Europa, inventar utensílios domésticos é uma grande diversão. Sendo assim, os aldeões organizam uma competição anual de novas criações visando estimular a produtividade da população. Lotte, uma cachorrinha encantadora e cheia de energia, decide participar de campeonato de judô no Japão e começa uma intensa série de treinos. Aproveitando a competição, a cachorrinha pede ao pai, Oskar, que invente um meio de viajarem para a terra do Sol nascente.


Ficha Técnica
Gênero: Infantil / Animação
Título original: Leiutajatekla Lotte
Diretor: Janno Põldma e Heiki Ernits
Ano: 2006
País de origem: Letônia
Duração: 81 minutos
Colorido
Classificação indicativa: Livre
Prêmios: Melhor filme de animação no Latvian Filme Prize – 2007

18:45 – O Mundo de Beakman
19:15 – Pé na Rua
19:25 – Deu Paula na TV
19:30 – Inglês com Música
19:45 – Woohoo News
19:55 – Deu Paula na TV
20:00 – Pé na Rua
20:10 – Metrópolis

20:40 – Vitrine – Brunete Fraccaroli

Brunete Fraccaroli
Nesta semana, o Vitrine leva ao ar a entrevista com a arquiteta Brunete Fraccaroli, uma das cinco personagens do programa Mulheres Ricas, da TV Bandeirantes. A atração da TV Cultura ainda discute a qualidade desse tipo de produção e mostra o que pensam os críticos, humoristas e público sobre esse reality show.


Durante o bate-papo com a apresentadora Carla Fiorito, Brunete defende o formato, afirmando: “Realmente esse programa é de entretenimento. Não está xingando, estuprando, fazendo maldade. Não é futilidade, é prazer”.


A atração tem rendido polêmica até mesmo entre suas participantes e causado comentários pela forma extravagante com que as cinco mulheres – a socialite Narcisa Tamborindeguy, a empresária Val Marchiori, a piloto Débora Rodrigues, a joalheira Lydia Sayeg e a arquiteta Brunete Fraccaroli – expõem suas vidas.


E para saber o que pensam a respeito do programa, o Vitrine ainda entrevista o crítico de televisão do Portal UOL, Maurício Stycer; o diretor do site Kibe Loco, Antonio Pedro Tabet; e a jornalista Claudia Matarazzo, que tem um blog sobre etiqueta.

21:10 – Jornal da Cultura

22:00 – Cartão Verde – João Paulo de Jesus Lopes
João Paulo de Jesus Lopes
Vice-presidente do São Paulo é o convidado na volta do Cartão Verde ao vivo.

23:00 – Provocações – Rogério Pereira

Rogério Pereira
O editor do jornal de literatura curitibano Rascunho, Rogério Pereira, iniciou cedo no mundo da leitura: “eu comecei a ler a partir da biblioteca da minha escola. Aquela bibliotecária da minha escola foi fundamental na minha vida, porque ela sabia o que tinha na biblioteca. Ela me apresentava os autores.”


Hoje, Rogério além de publicar um jornal exclusivamente sobre literatura, também é diretor da Biblioteca Pública do Paraná, e diz: “a biblioteca tem que ser um espaço vivo. Você tem que fazer com que as pessoas que entram na biblioteca descubram a biblioteca.”


De família humilde, antes de se tornar editor, foi no seu primeiro emprego que leu o livro que mudou sua vida: “ minha mãe trabalhava na casa do diretor da Gazeta Mercantil. E por causa da minha mãe eu fui trabalhar na Gazeta Mercantil como Office boy. Esse diretor ia lançar um livro de poesias, chamado O que se dizer? […] e ai eu falei para ela pegar o livro emprestado que eu devolvo. E nunca mais devolvi”


Para ele, não é a plataforma que define o leitor: “se você der um tablet para uma pessoa que não está acostumada a ler literatura, a ler livro, ela vai fazer qualquer coisa nesse suporte, mas não vai ler. Não é só porque ele ganhou um tablet que ele vai ler Dom Casmurro”


Quanto ao Rascunho, fala sobre sua linha editorial: “Sempre se diz que a literatura tem perdido cada vez mais espaço na grande imprensa, então o Rascunho queria ir na contramão de tudo que tinha ai.” e ainda comenta: “mesmo sendo um jornal que nós não pagamos, ele é feito de uma maneira extremamente profissional: todos os colaboradores são pautados.” Conta com colaboradores de peso, como Affonso Romano de Sant’Anna, Luiz Ruffato, Cláudia Laje, entre outros.


“Eu acho que pra quem vai fazer a crítica literária, é bom você ter um distanciamento [do autor]. Porque você é amigo, por exemplo do escritor, é melhor você não fazer sua crítica em relação aquela livro.” Essa é sua opinião profissional quanto à crítica literária.


Revela ainda um caso polêmico que envolveu o poeta Sebastião Uchoa Leite, falecido logo após a publicação de uma crítica negativa ao seu último livro: “Houve uma manifestação por parte de alguns intelectuais brasileiros contra o Rascunho.” “Hoje eu também lendo isso [a crítica], o tom não era o tom mais cordial, era um tom exarcebado, um tom um pouco pesado demais.”

23:30 – Cultura Documentários – Oscar Peterson: O Swing Vivo

Oscar Peterson: O Swing Vivo
A faixa Cultura Documentários, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Amir Labaki, traz o longa Oscar Peterson: O Swing Vivo, dirigido por Ron Allen. Um dos maiores músicos de jazz de todos os tempos, Oscar Peterson não se assemelha a nenhuma outra lenda musical. Narrado por Christopher Plummer, o documentário revela como o pianista veio a se tornar um dos maiores músicos de jazz de todos os tempos. Por trás do músico havia um pai decidido que estimulava seu filho a treinar intensamente. Tal incentivo levou o jovem Oscar dos salões de baile de Montreal às salas de concerto de todo o mundo. Após uma notória carreira, faleceu em 2007, na sua casa em Toronto, aos 82 anos. Participações especiais de Diana Krall, Herbie Hancock, Phil Nimmons, Bennie Green e Ellis Marsalis.


Ficha Técnica
Gênero: Documentário
Título original: Oscar Peterson: Keeping the groove alive
Diretor: Ron Allen
Ano: 2003
País de origem: Canadá
Duração: 55 minutos
Colorido
Classificação indicativa: Livre

00:30 – Ensaio – Especial São Paulo

Especial São Paulo
Programa em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, trazendo grandes nomes como Tonico e Tinoco, Demônios da Garoa, Isaurinha Garcia, Henricão, Alvarenga e Ranchinho, Germano Mathias e Adoniran Barbosa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s