CULTURA – SP | Grade de Programacao de sabado 28-01-2012

Publicado: 27 de janeiro de 2012 em Televisão, Tv Cultura
Tv Cultura – SP – Grade de Programação de  sábado, 28 de janeiro de 2012
Programação Tv Cultura

sábado, 28 de janeiro de 2012

05:15 – Telecurso Profissionalizante
06:30 – Saúde Brasil

07:00 – Brasil Eleitor
O trabalho dos prefeitos

Abuso de poder econômico, político, compra de votos…se antes a prática dessas condutas acarretava apenas a cassação dos candidatos eleitos, agora a irregularidade pode pesar no bolso. Você vai ver no Brasil Eleitor dessa semana, a assinatura de um convênio entre o Tribunal Superior Eleitoral e a advocacia geral para cobrar de prefeitos cassados, as despesas com a realização de novas eleições para escolher os sucessores.


Saúde, educação, transporte público. Serviços essenciais ligados diretamente ao dia-a-dia da população de uma cidade. Qualquer omissão ou decisão tomada nestes setores pelo poder público, influencia a vida do cidadão. Conheça nesta edição o papel do chefe do poder executivo nas cidades. Saiba quais as atribuições de um prefeito e como exigir do líder eleito o melhor desempenho das funções.

Em ano de eleição, as pesquisas de intenção de voto orientam estratégias partidárias, determinam novos rumos de campanhas políticas e as ações dos candidatos… Mas nem tudo é permitido nessa sondagem ao eleitor, esses levantamentos precisam seguir regras ditadas pela legislação eleitoral que você vai acompanhar em uma reportagem especial.

No quadro “Glossário Eleitoral” fique por dentro de mais uma expressão que tem tudo a ver com o exercício da cidadania.

E ainda: em Pernambuco, o Tribunal Regional Eleitoral do estado, visita escolas públicas. Por meio de palestras e atividades, servidores ensinam jovens do ensino médio sobre a importância do voto consciente.

07:30 – Via Legal
08:00 – AnimaTV
08:25 – Caco e Dado
08:30 – Timmy e seus Amigos
08:45 – Pocoyo
09:00 – Backyardigans
09:30 – Princesas do Mar
10:00 – Cocoricó
10:15 – Jakers! As aventuras de Piggley Wink
10:45 – Os Anjinhos
11:15 – Sid, o Cientista
11:45 – Charlie & Lola
12:15 – Shaun, o Carneiro

12:30 – Pronto Atendimento
Obesidade

As pesquisas mostram que mais da metade da população brasileira tem sobrepeso, um problema considerado uma epidemia por causa das graves consequências à saúde. Quem vai responder o que é preciso ser feito para reverter essa situação é uma nutricionista, que estará no programa para tirar as dúvidas do público ao vivo. Mande a sua pergunta na página do programa http://tvcultura.cmais.com.br/prontoatendimento
12:45 – Educação Financeira
Poupar: O caminho certo para a realização de sonhos

Quem nunca pensou em juntar muito dinheiro e aproveitar a vida? Se você faz parte desse grupo de pessoas, não perca o Educação Financeira dessa semana, que mostrará que não é tão difícil realizar esse sonho.

O educador financeiro Mauro Calil dá dicas de como fazer um planejamento impecável e conseguir aproveitar a vida da forma que você sempre quis.

O casal Michelle Gomes e Claudio Jacobini conta como foi o desafio de juntar dinheiro para realizar o sonho do casal, que era fazer um intercâmbio na Europa. Já a bióloga Ana Cláudia Pelizon falará da dificuldade de manter o orçamento dentro do planejado quando os amigos chamam para sair.

E a consultora de estilo, Cláudia Matarazzo, explica que o primeiro passo para quem quer economizar é saber o preço das coisas. Ela também dará dicas de algumas maneiras educadas de se falar que está sem dinheiro quando os amigos chamam para sair.

13:00 – Cultura 360
Carreira (Mackenzie) + Exercícios de Relaxamento (Mackenzie) + Marcos Jorge (Anhembi Morumbi)

Para abrir o programa, selecionamos uma reportagem da TV Mackenzie que é perfeita para quem está com dificuldade de escolher uma carreira, ou então está interessado em mudar de profissão. Nessa matéria, três especialistas no assunto ensinam como fazer um bom planejamento de carreira.

No mundo moderno de hoje, o ser humano tem mais conforto, no entanto, leva uma vida mais sedentária, o que representa um grave fator de risco para a saúde. Fazer com que uma pessoa pratique exercícios e abandone o sedentarismo não é tão complicado assim. Basta que ela incorpore algumas atividades físicas bem simples no seu dia a dia. Você verá isso em outra matéria do Mackenzie.

A próxima produção é um documentário dos alunos de jornalismo da Anhembi Morumbi. Eles traçam um perfil do cineasta Marcos Jorge, diretor do premiado filme Estômago. Antes do documentário, você assiste a um depoimento da estudante Carolina Holanda, explicando como foi a produção desse vídeo.

13:30 – Nossa Língua
Guias Turísticos

Felipe Reis e Tininha Mello falam sobre a riqueza de informação e cultura que recebemos quando fazemos turismo. A figura do guia de turismo é importante pois é ele que vai narrar os fatos históricos, descrever a arquitetura do local e as curiosidades de cada lugar visitado.

Felipe e Tininha acompanham um passeio turístico pela cidade de São Paulo e conversam com a guia de turismo Regina Silva que fala sobre o marco zero de São Paulo – a Praça da Sé e o Pátio do Colégio, onde foi realizada a primeira missa pelos padres jesuítas, em 25 de janeiro de 1554.

Felipe entrevista o professor de geografia Paulo Roberto Moraes que faz análise da São Paulo desde a fundação até os dias de hoje. Destaca a influência indígena na língua portuguesa.

Tininha lê o poema “Prece a Anchieta”, do poeta paulista Guilherme de Almeida.

O quadro “Curiosidades” traz o significado do brasão de São Paulo, criado pelo poeta Guilherme de Almeida com a ajuda do desenhista José Washt Rodrigues, que diz “NON DUCOR, DUCO”, que significa “Não sou conduzido, conduzo!”. O âncora Gelson Babosa, do Jornal Nossa Língua, introduz o noticiário cantando um trecho da “Canção do Expedicionário”, de Guilherme de Almeida e traz a notícia de que foi reaberto para visitação o Museu Biográfico e Literário Casa Guilherme de Almeida, mais um ponto turístico de São Paulo.

Felipe Reis entrevista o poeta e diretor do Museu Biográfico e Literário Casa Guilherme de Almeida, Marcelo Tapia, que fala da importância da obra do poeta paulista. Cenas do Museu mostrando o significativo acervo composto de objetos que pertenceram ao poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista, entre eles, obras dos principais artistas modernistas que participaram da Semana de Arte de 22, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.

O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “turismo”.

No “Povo Fala” você verá as impressões dos turistas sobre a cidade de São Paulo.

Felipe continua sua entrevista com o professor de Geografia que agora destaca a influência das colônias portuguesa, espanhola, italiana e alemã, no sotaque da fala paulistana. Trecho da canção “São Paulo, São Paulo”, do grupo Premeditando o breque (Premê) e cenas da cidade para ilustrar o tema.

Imagens da cidade ao som da “Sinfonia Paulistana” de Billy Blanco, feita especialmente para a cidade. Esta canção é tema do Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan de São Paulo.

Felipe e Tininha entrevistam o jornalista e âncora do Jornal da Manhã, da Jovem Pan, Joseval Peixoto. Ele fala sobre a dinâmica que os locutores imprimem na transmissão das notícias.

O quadro Socorro! Língua Portuguesa traz o uso da forma “vim” em lugar do infinitivo “vir”, sendo que no padrão culto da língua, o correto é dizer “vai vir”.

Felipe e Tininha encerram o passeio pela cidade de São Paulo ao som da “Sinfonia Paulistana”, de Billy Blanco.

14:00 – Inglês com Música
A música de hoje é Born This Way da Lady Gaga.

15:00 – Deu Paula na TV
15:30 – Cultura Retrô
Walmor Chagas

Relembre fatos que aconteceram no Plano Collor e com a Poupança. Veja uma entrevista com a ex-ministra da Fazenda Zelia Cardoso de Mello. Mostramos também um trecho do programa Quem Sabe, Sabe, de 1982, apresentado por Walmor Chagas.

16:00 – Clássicos
Orquestra do Iluminismo

Clássicos traz mais um concerto internacional gravado no Teatro de Champs- Elysées de Paris em 2010.

A Orchestra of The Age Enlightenment, que poderíamos traduzir como “Orquestra do Iluminismo”, é uma referência ao movimento filosófico e artístico de mesmo nome e que teve lugar no século XVIII. Ela é reconhecida mundialmente por usar em suas interpretações somente instrumentos originais.

O grupo optou por não manter um diretor musical permanente e esta flexibilidade permite que a orquestra convide excelentes regentes e solistas. O espírito versátil e pioneiro da orquestra estimula o engajamento dos músicos que a integram, o que faz com que cada apresentação seja uma experiência inesquecível para os intérpretes e para o público.

O maestro que está à frente da orquestra nesta gravação é o russo Vladimir Jurowski. Um dos nomes de destaque da cena musical contemporânea e filho do maestro Mikhail Jurowski, ele ocupa o posto de regente principal da Orquestra Filarmônica de Londres.

O repertório deste concerto é dedicado às obras de Beethoven: a Abetura Coriolano e as Sinfonias de nº 4 op. 60 e de nº 7 Op. 92.

17:30 – Vitrine
Reapresentação das melhores matérias de 2011

No programa você verá matérias sobre traição na web, tablets na polícia, os bastidores do filme Entre Vales e Montanhas, televisão 3D e ainda a entrevista com o Comandante Hamilton

18:00 – Manos e Minas
Ana Tijoux

Neste programa a convidada é a cantora franco-chilena Ana Tijoux. Nosso videorrepórter, Rodney Suguita, fez um perfil deste que é o criador do primeio curso de DJs do país, o DJ Iraí Campos. Você verá também, nosso colunista Alessandro Buzo que recebe uma homenagem pois está deixando o programa. E ainda a presença do Primo B-boy.

19:00 – Cultura Documentários
Renata

Documentário baseado nos diários da nadadora Renata Agondi, morta em 1988 em uma tentativa de atravessar o Canal da Mancha, retratados por Marcelo Teixeira no livro Revolution 9.

Ficha Técnica
Título Original: Renata
Direção: Rudá de Andrade
Ano: 2002
Origem: Brasil
Duração: 55 min.
Colorido

20:00 – Viola, Minha Viola
As Galvão / João Carreiro e Capataz / Papete

As Galvão
Mary e Marilene são As Galvão. Com mais de 300 músicas gravadas, o duo continua a encantar o público. Foi na Rádio Club Marconi, de Paraguaçu Paulista (SP), no ano de 1947, que Mary, nascida em Ourinhos (SP), e Marilene, em Palmital (SP), começaram a carreira artística. No começo em São Paulo, cantaram na Rádio Nacional, atual Globo e, em seguida, na Rádio Bandeirantes. Veio, então, o primeiro 78 rotações da carreira. Além da RCA, ao longo da carreira a dupla passou pelas gravadoras Chantecler, CBS, Phillips, Continental, Warner e, atualmente, a Atração. Circos, estúdios de rádios, teatros, ginásios, clubes, casas de cultura, praças. Em 1985, o maestro Mário Campanha começa a produzir os discos da dupla e com ela inaugurar uma fase mais moderna. Neste programa, apresentam as músicas “O que tem a rosa”, “Romaria” e “De papo pro á”.

João Carreiro e Capataz
Filhos de Cuiabá, João Carreiro e Capataz unem tradição e juventude. Os dois compõem e interpretam canções que falam da simplicidade, das paixões, da poesia, da terra, do amor, e da saudade da vida no meio rural. Conservam consigo a convicção de que a música caipira de verdade é a mais autêntica demonstração de brasilidade. A dupla foi formada em dezembro de 2003. Neste programa, trazem clássicos do repertório caipira e novas composições da dupla.

Papete
Iniciou sua carreira artística aos 13 anos de idade, atuando como cantor na Rádio Gurupi em São Luis (MA). Em 1969, teve registrado pela primeira vez seu trabalho de compositor, com a gravação de sua música “Eu morro se perder você”, por Wanderley Cardoso. Nessa época, já atuava como percussionista e violonista. Em 1970, começou a se apresentar na casa noturna Jogral (SP). No ano seguinte, realizou sua primeira incursão em estúdio, ao lado de Toquinho. Em 1974, participou do LP “Música popular do Centro-Oeste”, lançado pela etiqueta Marcus Pereira. Gravou, pelo mesmo selo, o LP “Papete, berimbau e percussão”. Entre 1979 e 1981, atuou como músico em shows de Toquinho & Vinicius de Moraes. De 1982 a 1992, acompanhou Toquinho em 482 shows, em turnê por 18 países. Foi considerado pela Apca como o melhor percussionista brasileiro nos anos de 1983, 1984 e 1985. A partir de 1990, passou a apresentar-se pelo Brasil com uma banda própria, interpretando músicas do Maranhão. Nessa época, começou a se dedicar à pesquisa, registro e divulgação das obras de compositores maranhenses.

21:10 – Jornal da Cultura

21:45 – Cine Brasil
A Mudança / Andaluz

A Mudança
Salomão Zwiebel, judeu, vende sua casa para uma família de coreanos no bairro de Bom Retiro, onde morou com sua família por mais de 50 anos. Os pertences são tantos que mal cabem no caminhão de mudança. Portanto não há outra alternativa senão discutir o que levar e o que deixar. Durante o impasse, os novos inquilinos chegam e o clima de divergência amplifica, obrigando as duas famílias de culturas tão diferentes a dividir essa casa e a se entender.

Ficha Técnica
Gênero: Ficção
Título original: A Mudança
Diretor: David Kullock
Ano: 2010
País de origem: Brasil
Duração: 54 minutos
Colorido
Classificação indicativa: Livre

Andaluz
Inspirada em fatos reais ocorridos em 2008, a história retrata um período de quatro dias na vida de Andaluz, albino, carroceiro e morador de rua, que foi testemunha de acontecimentos assombrosos no Mosteiro da Luz, quando uma parede interna do Museu de Arte Sacra é demolida para uma descoberta surpreendente.

Ficha Técnica
Gênero: Ficção
Título original: Andaluz
Diretor: Guilherme Motta
Ano: 2010
País de origem: Brasil
Duração: 52 minutos
Colorido
Classificação indicativa: 12 anos
23:45 – Radiola
CPM 22

A banda CPM 22 apresenta “Abominável” e “Cavaleiro Metal” no quadro “Ao Vivo. No “Dicas do João”, o apresentador do programa traz a verdadeira história do walkman e revela curiosidades sobre o aparelho portátil que revolucionou a forma de se escutar música ao final dos anos 70 e início da década de 80. O “Matéria” vai à Feira Expo Show Business e mostra uma homenagem realizada a Cauby Peixoto pela Academia Latina da Gravação, organizadora do Grammy Latino. A equipe do programa conversa com Cauby sobre o lançamento “Cauby, o Mito – 60 Anos de Música”. Na “Trama Virtual” o grupo Talma & Gadelha fala sobre a cena musical no Rio Grande do Norte. O trompetista Júnior Galante revela as curiosidades sobre o trompete, um instrumento musical de sopro muito utilizado na música clássica e no jazz, no quadro “Meu Instrumento”. A seção “Arquivo” traz Mallu Magalhães no Programa Radiola exibido em 2009.

00:15 – Figuras da Dança
Angel Vianna

Iniciou seus estudos de balé clássico em 1948, no Ballet de Minas Gerais, com o professor Carlos Leite. Estudou escultura na Escola de Belas Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais, dirigida por Alberto Veiga Guignard. Casou-se com Klauss Vianna em 1955, abriram a Escola Klauss Vianna e em 1959 oficializam a existência do Ballet Klauss Vianna, grupo de dança com tendências modernas.

Lecionou na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia em 1962 a 1964, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Deu aulas de ballet e de expressão corporal na Stúdio Tatiana Leskova. Trabalhou como Preparadora Corporal em diversas peças de teatro a partir da década de 1970.

Abriu em 1975, junto com Klauss Vianna e Tereza D’Aquino o Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação e criou o Grupo Teatro do Movimento. Em 1983 inaugurou o Espaço Novo – Centro de Estudos do Movimento e Artes, escola que, além dos cursos livre, tinha o Curso Profissionalizante em Dança Contemporânea, hoje Curso Técnico de bailarinos. Em 1992 abre o Curso Técnico em Recuperação Motora e Terapia através da Dança. Em 2001 iniciou as aulas da sua Faculdade Angel Vianna, com a Graduação em Dança – bacharelado e licenciatura. Atualmente sua faculdade conta também com cursos de Pós Graduação Lato Sensu.

Recebeu várias homenagens, condecorações e premiações. Entre elas destacam-se o Prêmio Mambembe 1996 – Pelo total da Obra, a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, pela Presidência da República do Brasil (1999), o Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro (2000), o título de Doutora Notório Saber nas áreas de conscientização do movimento, cinesiologia e dança, reconhecendo a relevância de sua obra da Universidade Federal da Bahia (2003).

00:45 – Repertório Popular
Arnaldo Antunes

A faixa Especial Musical exibe o Repertório Popular com Arnaldo Antunes. Neste show, gravado em 1998, o cantor-poeta toca os sucessos de seu disco Um Som, quarto volume do ciclo disco-livro-vídeo iniciado em 1993, com o lançamento de Nome. Apresentando suas composições, caracterizadas como ideogramas pelo poeta Augusto de Campos, o músico é acompanhado pela banda composta por Edgar Scandurra, Paulo Tatit, Zaba Moreau, Pedro Ito e Guilherme Kuastrup. Além disso, divide o palco com Jorge Ben Jor na canção Dinheiro, e com Carlinhos Brown em O Silêncio. Classificação indicativa: Livre

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s