Morre aos 69 anos o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il

Publicado: 19 de dezembro de 2011 em MUNDO

Morre aos 69 anos o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, morreu aos 69 anos, segundo anúncio feito nesta segunda-feira pela televisão estatal do país.
De acordo com o anúncio, Kim Jong-il, que liderava o país comunista desde a morte de seu pai em 1994, morreu em um trem enquanto visitava uma área próxima da capital, Pyongyang.
Notícias relacionadas
O funeral de Kim Jong-il será realizado na capital norte-coreana no dia 28 de dezembro, segundo a agência de notícias estatal da Coreia do Norte, a KCNA.
O governo do país informou que o filho do líder, Kim Jong-un será seu “grande sucessor” e pediu união aos norte-coreanos.
“Todos os membros do partido, militares e o público devem seguir a liderança do camarada Kim Jong-un, proteger e fortalecer a frente unificada entre partido, militares e público”, informou a KCNA.
A KCNA afirmou que o filho do líder norte-coreano deverá começar seu trabalho liderando o comitê organizador do funeral de Kim Jong-il. O período de luto nacional foi declarado e deve se estender até o dia 29 de dezembro.
Kim Jong-un, que teria mais de 25 anos de idade, foi indicado para ser o sucessor de Kim Jong-il há mais de um ano.
Kim Jong-il sofreu um derrame em 2008 e há meses não aparecia em público.
O anúncio de sua morte foi feito com uma leitura emocionada em rede nacional de televisão.
A apresentadora, usando roupas pretas, chorou ao comunicar que Kim Jong-il teria morrido devido ao excesso de trabalho físico e mental. Uma informação divulgada depois pela KCNA disse que o líder norte-coreano morreu devido a um ataque cardíaco.

Depois de tantas suposições a respeito da morte do ditador, várias histórias começaram a surgir, sempre relacionadas a Kim Jong-Il. Veja 5 das histórias mais absurdas a respeito dele:
  
1. Ele planejou o sequestro de um diretor para construir uma indústria cinematográfica nacional

Kim mostrava muito interesse por filmes. Tanto que, supostamente, ele teria uma videoteca com mais de 20 mil filmes estrangeiros. De acordo com o Times, Jong-Il teria armado o sequestro de uma atriz e um diretor sul-coreanos, na tentativa de construir uma indústria cinematográfica nacional.
2. Ele fez um banquete que durou 4 dias

Um cozinheiro pessoal de Kim afirmou que geralmente os banquetes oferecidos pelo ditador se iniciavam por volta de meia noite e iam até o amanhecer. O mais longo de todos teria durado 4 dias.
3. Ele só come arroz que tenha os grãos uniformes em tamanho e cor

Kim não só exigia que os grãos de arroz tivessem a mesma cor e tamanho como também fazia questão que o arroz fosse cozido em forno a lenha com árvores cortadas do Monte Paektu, lendário pico na fronteira com a China. O ditador mantinha trabalhadoras para inspecionar os grãos de arroz.
4. Ele é creditado como inventor do hambúrguer

De acordo com um relatório sobre a Coréia do Norte de 2004, foi Kim quem inventou o hambúrguer. Inicialmente o sanduíche era conhecido como “pão duplo com carne picada”. Alguns jornais informaram que, este ano, Kim ordenou que todos os alimentos estrangeiros, incluindo o “pão duplo com carne picada”, fossem chamados por seus nomes originais.
5. Ele é, supostamente, um jogador de golf incrível

A mídia norte-coreana divulgou que, em um jogo de golf, Kim acertou 11 buracos em 1 tacada, na primeira partida de golfe que o ditador já tinha jogado na vida. 
Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s