Bin Laden morto em operação norte-americana no Paquistão

Publicado: 2 de maio de 2011 em MUNDO
Bin Laden morto em operação norte-americana no Paquistão
euronewspt
Morte de Bin Laden é um grande golpe para Al-Qaeda, segundo analistas
Especialistas já analisam possíveis sucessores de Bin Laden
02 de maio de 2011
CAIRO – Vários analistas do mundo árabe consideraram a morte de Osama Bin Laden, líder da organização terrorista Al-Qaeda, como um “grande golpe” que pode provocar o retrocesso da Al-Qaeda.
Obama anunciou a morte de Bin Laden por tropas americanas
“É possível que com o passar do tempo a Al-Qaeda retroceda”, disse o analista egípcio de assuntos islâmicos Fahmi Huweidi.
O analista ressaltou que esse retrocesso não será percebido a curto prazo, mas que não irá demorar muito para acontecer.
Jason Reed/APO analista Marwan Shehada, da Jordânia, acredita que a morte de Bin Laden por tropas americanas no Paquistão “minará a moral dos combatentes da Al-Qaeda ao menos por um tempo”.
“Creio que a organização sofreu um revés pois Bin Laden era um líder carismático cuja personalidade exercia grande efeito na hora de convencer os membros do grupo”, explicou Shehada.
O analista egípcio do Centro Al Ahram para Estudos Políticos e Estratégicos e especialista em mundo árabe, Mohamed Abás, qualificou a morte de Bin Laden como “um grande golpe dos Estados Unidos, que pode confundir a Al-Qaeda em seus cálculos”.
Segundo Abás, esta “confusão” pode se manifestar como um retrocesso da organização terrorista, que tentava reforçar sua influencia em países árabes instáveis, como o Iêmen.
O professor de ciências políticas da Universidade Libanesa, Walid Ardid, afirmou a Efe que a morte de Bin Laden representa “um passo a vitória do ocidente frente ao terrorismo”.
Um jornal do Iêmen destacou que a morte de Bin Laden é “um golpe exemplar” e um grande éxito de Barack Obama e sua equipe de segurança”.

Terrorista foi morto em uma mansão cercada por muros de até 6 m de altura

Sucessão

Diversos analistas já lançam suas apostas sobre quem pode ser o sucessor de Bin Laden na liderança da Al-Qaeda. Shedada acredita que o egípcio Ayman al Zawahiri, atual número dois da organização ou o líbio Abu Yehia al Libi, um dos dirigentes da Al-Qaeda, como possíveis substitutos.
A AFP divulgou uma lista com possíveis sucessores de Bin Laden, são os terroristas mais buscados pelos serviços de inteligência ocidentais.
O egípcio Zawahiri é o primeiro nome da lista. Ele aparece como braço direito de Bin Laden e co-fundador da Al-Qaeda. Zawihiri é médico, tem 60 anos. A recompensa por sua captura é de 25 milhões de dólares, mesmo valor que era oferecido por Obama.
Aparecem na lista também An War al Aulaqi, iêmita de 39 anos com nacionalidade americana. Formalmente ele não integra a organização de Bon Laden, mas apoia suas ideias e tem grande influência na internet; Saif al Adel, de 50 anos, é considerado o chefe militar da Al-Qaeda. O possível chefe da Al-Qaeda África, Facul Abdulá Mihamed, de 40 anos, também é considerado candidato a sucessão de Bin Laden.
Com Efe

Comunidade internacional elogia operação que levou à morte de Bin Laden
A comunidade internacional reagiu hoje (2) à morte do líder e fundador da Al Qaeda, Osama Bin Laden, pelo governo dos Estados Unidos. Para os líderes políticos internacionais, a morte de Bin Laden não pode ser compreendida como o fim do combate ao terrorismo no mundo.
comemoração Imagem: Mario Tama/ AFP PhotoO presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, disse que a morte de Bin Laden representa “um passo importante” na luta contra a Al Qaeda e traduz uma melhoria da segurança internacional. “Hoje despertamos para um mundo mais seguro”, afirmou.
Buzek acrescentou que “embora a luta da comunidade internacional contra os terroristas não tenha terminado, foi dado um passo importante na luta contra a Al Qaeda que permitirá oferecer segurança a milhões de pessoas: cristãos, muçulmanos e todos aqueles que creem numa coexistência pacífica”.
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, afirmou que Bin Laden pagou pelos seus atos. “As forças norte-americanas mataram ontem [domingo, hoje no Brasil] Osama Bin Laden e o fizeram pagar pelos seus atos, na cidade paquistanesa de Abbbottabad perto de Islamabad”, disse Karzai.
Ele se referiu à morte de Bin Laden no Paquistão como prova da luta contra os terroristas e manifestou esperança de que o fim do terrorismo esteja próximo.
Da Agência Brasil


Video no Youtube postado em janeiro de 2011 sobre a suposta morte de Bin Laden

Binladen morto
Washington é pego em um escândalo político centrado no ex-vice-presidente Dick Cheney. Segue-se um movimento pelo novo diretor da CIA, Leon Panetta, para cancelar um plano secreto para localizar e matar líderes da Al-Qaeda.

Ele diz que, enquanto esteve no cargo, Cheney condenou a agência de reter informações sobre o programa anti-terror do Congresso.
Segundo o jornalista investigativo e colaborador RT Wayne Madsen, “Esta equipe de assassinato pode ter alvejado políticos de outros países. Um nome citado foi o ex-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, que pode ter sido uma vítima deste programa. O outro nome é Jonas Savimbi, o antigo líder da UNITA, de Angola, que pode ter sobrevivido a sua utilidade na medida em que Cheney está em causa. “
TheThainer

Foto de Bin Laden morto é falsa; confira as provas
Foto de Bin Laden morto é falsa; confira as provas
Canais de televisão do Paquistão retiraram do ar nesta segunda-feira (2) imagens do suposto corpo de Osama Bin Laden, após a divulgação de que a foto era falsa.
A fotografia de um homem barbado com a cara ferida teria sido disponibilizada pelo exército do Paquistão, segundo o canal local Geo TV, primeiro a divulgar a imagem. Vários canais haviam mostrado a foto “não confirmada” do rosto ensanguentado de Bin Laden após os Estados Unidos terem anunciado que ele havia sido assassinado. Entretanto, a imagem não passava de uma montagem feita no Photoshop.
“Era uma imagem falsa, ela já havia circulado na internet em 2009”, afirmou Rana Jawad, diretor do canal Geo TV de Islamabad.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s