Novo portal do governo oferece 500 serviços para o cidadão

Publicado: 3 de março de 2010 em Brasil, Infancia Perdida
Novo portal do governo oferece 500 serviços para o cidadão
A partir desta quarta-feira (3), o Brasil terá um novo Portal de internet : http://www.brasil.gov.br. Concebido para aproximar o Estado do cidadão, o novo portal tem mais de 500 serviços para os cidadãos, além de cultura e informações.
O Portal foi desenhado para alterar os atuais parâmetros da comunicação digital no âmbito do Poder Executivo Federal , de modo a tornar-se ferramenta em contínuo
aprimoramento, tanto na publicação de conteúdo quanto na interação com o usuário.
A reformulação do Portal Brasil , coordenado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, é resultado de um processo de trabalho que levou cerca de três anos.
A implementação do projeto envolveu mais de 200 pessoas com perfil multidisciplinar, incluindo profissionais de conteúdo, arquitetura de informação, webdesign,
programação, produção de vídeo e infografismo, entre outros.

Lula compara novo portal do governo a “Google nacional”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou nesta quarta-feira o Portal Brasil, nova ferramenta de divulgação de informações do governo, a um “Google nacional”. A afirmação foi feita durante a apresentação do site, em Brasília.
O site servirá para unificar informações sobre órgãos do Estado, alem de oferecer serviços de utilidade aos cidadãos. A página será coordenada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).
“Eu não sei se a gente poderia dizer que nós estamos, na verdade, apresentando um Google nacional, totalmente brasileiro”, disse o presidente durante o evento.
“Hoje, a gente marca um novo estágio na comunicação do Estado brasileiro com a sociedade e com os meios de comunicação”, disse Lula. Segundo o presidente, o projeto tem o objetivo de democratizar a informação. “A informação é uma forma de exercício de poder. Quem tem mais informação, tem mais possibilidade de influir nas decisões de poder. A gente está criando um sistema para disponibilizar (essas informações) para 190 milhões de brasileiros, para a América Latina, para que todos aqueles que queiram acompanhar as coisas do Brasil não se façam de rogados”, afirmou.
“A informação não será mais novidade. Tudo estará à disposição da opinião pública. O que nós estamos fazendo é levar a democracia a sua potência máxima, ao exercício extraordinário de disponibilizar muitas coisas que antes eram segredo”, disse o presidente.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4298989-EI7896,00-Lula+compara+novo+portal+do+governo+a+Google+nacional.html

Presidente Lula participa do lançamento do novo Portal Brasil
Após sua total implantação, o portal passará a oferecer mais de 500 serviços integrados, reunindo acessos para conteúdos diversos. Entre eles informações sobre campanhas de vacinação, nutrição infantil, banco de leite, farmácia popular, Disque Saúde, previdência privada, restituição da Receita Federal, Imposto de Renda, documentação, mercado de trabalho, agricultura, comércio exterior, folclore, patrimônios culturais, tipos de clima, dados demográficos, fauna e flora rural.
O site também contará com uma revista digital, que servirá como vitrine do que existe de melhor no Brasil hoje. A revista terá linguagem multimídia, composta por vídeos, infográficos, textos e áudios. Em sua primeira edição, o destaque será uma reportagem especial realizada na Escola Municipal Casa Meio Norte, em Teresina (PI). O nome da revista será definido por consulta aos internautas.
Outro diferencial é a oferta de recursos avançados para ampliar o acesso a deficientes visuais e auditivos. Para facilitar a leitura, os tamanhos das fontes podem ser ampliados, assim como o trabalho com os contrastes de tela. Há, ainda, programas “tradutores” na versão em áudio para a maior parte dos conteúdos escritos.
As principais premissas que nortearam a elaboração do portal foram: organização das informações; melhoria da acessibilidade; segmentação dos públicos; fortalecimento da imagem institucional do país e a influência sobre a tomada de decisões de estrangeiros pelo Brasil. Na interface voltada ao público do exterior, a intenção é contribuir para o reforço na imagem de uma nação estável. Para atingir tal público, o site apresentará versões em inglês e espanhol.
Foto: Ricardo Stuckert

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s