16/11 O Repórter Record investiga o do sistema de saúde no Brasil

Publicado: 16 de novembro de 2009 em Jornalismo, Record, Repórter Record


O Repórter Record investiga o do sistema de saúde no Brasil

16/11 | Reporter Record
23h00 | Record

Na noite da próxima segunda-feira, dia 16/11, às 23h, o programa jornalístico da Record especializado em matérias investigativas revela o drama dos brasileiros que sofrem horas de espera por um atendimento médico.

Depois de semanas de investigação pelos principais hospitais públicos do país, o Repórter Record apresenta um raio-X detalhado do sistema de saúde brasileiro.

Vítimas do improviso, doentes precisam enfrentar maratonas intermináveis, que podem custar a própria vida. Falta de médicos, burocracia, funcionários de braços cruzados. Por que é tão difícil conseguir marcar uma consulta pelo SUS?

Os repórteres da Record flagram uma situação revoltante: pelos corredores do hospital, dezenas de pessoas esperam, amontoadas, por uma avaliação médica. A equipe do Repórter Record registra imagens assustadoras de abandono. Gritos e convulsões em macas espalhadas pelas salas de espera. Pais de mãos atadas, forçados a ver a própria filha agonizar de dor.

Horror e desespero no pronto-socorro. Fernanda perdeu a visão em uma crise hipertensiva. Procurou um hospital da zona leste de São Paulo. Durante a espera, de mais de cinco horas, uma nova crise: ela para de respirar. E a enfermeira se recusa a prestar atendimento.

Em outro hospital da periferia paulistana, a situação se repete. A expectativa pelo atendimento não passa da porta: os próprios funcionários explicam que os prontos-socorros só podem atender emergências graves. Por que órgãos públicos escolhem os pacientes?

Uma escolha: trocar a incerteza da fila no hospital pela morte certa em casa. O que fazer quando instituições se recusam a receber pacientes?

A vida por um fio. Por falta de documentos, uma mulher é obrigada a dar à luz sozinha em uma cadeira, dentro do hospital.

O mapa do atendimento, na ponta da língua do segurança de uma unidade do SUS: “atendimento é para gestante, idoso, fraturados, baleados e policial militar”.

Apresentado por Marcos Hummel, o Repórter Record revela a saga de brasileiros que sofrem em busca de socorro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s