Você não pode ser um poeta razoável, diz Milton Hatoum

Publicado: 16 de outubro de 2009 em Cultura, Provocaçoes
Provocações | 16/10 sex 22h10 | Tv Cultura – Entrevistas|

Programa voltado para a divulgação de produções independentes, exibe filmes e vídeos de ficção, documentários e experimentais, de curta ou média metragem realizados por diretores brasileiros.

Você não pode ser um poeta razoável, diz Milton Hatoum, no Provocações

Com quatro romances publicados, o escritor comenta sobre suas aventuras pela poesia, conta por que abandonou a arquitetura, fala de sua experiência como professor universitário e suas viagens pelo exterior

Considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil e um dos poucos a viver somente da literatura, o amazonense Milton Hatoum é o convidado de Antônio Abujamra nesta sexta-feira (16), às 22h10, no Provocações, exibido na TV Cultura.

Durante a entrevista, Hatoum revela por que abandonou a arquitetura. “Queria viver de literatura”, confessa. E ele conta, também, de sua experiência como professor universitário, suas viagens pelo exterior, e os fatos que precederam a publicação de seu primeiro romance, aos 37 anos de idade.

Com quatro livros publicados, o escritor também comenta sobre suas aventuras pela poesia: “Ou você é um bom poeta, ou você não é um poeta. Você não pode ser um poeta razoável”, enfatiza. Ele cita alguns grandes poetas do Amazonas – seu estado natal – que são praticamente desconhecidos no Brasil, como Max Martins, Aníbal Beça e Luiz Bacellar.

Ainda sobre o Amazonas, Hatoum fala da mistificação dos brasileiros em relação à região amazônica, comenta sobre a questão da herança indígena, do progresso desastroso, do Teatro Amazonas e da Zona Franca de Manaus: “O Brasil está muito longe da Amazônia”, e continua: “Lá é o meu céu, meu inferno. Meu paraíso perdido”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s