Globo Universidade visita centro de excelência em ciências agrárias

Publicado: 3 de setembro de 2009 em Globo, Globo Universidade

Globo Universidade | 05/09 sab 07h15 | Globo |

Globo Universidade visita centro de excelência em ciências agrárias

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é destaque neste sábado, 5

O Globo Universidadevisita a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), um centro de excelência das Ciências Agrárias e Biológicas. O repórter André Curvello vai à Ilha da Marambaia, na Costa Verde do Rio, onde a instituição mantém um verdadeiro laboratório a céu aberto para professores e alunos de Biologia. É lá que vamos descobrir porque uma lagartixa funciona como um indicador de impactos ambientais, e ver como num pedacinho da Mata Atlântica cabe uma imensa biodiversidade. Enquanto isso, a repórter Bianca Rothier vai ao curso de Veterinária, em Seropédica, na Baixada Fluminense, para mostrar como “barrigas de aluguel” estão sendo usadas para aumentar a produção de cavalos nobres. Em outra reportagem, saiba como combater bactérias que atacam as vacas, prejudicando assim a produção de leite.

Há mais de cinco anos, a equipe do Departamento de Reprodução Animal do Instituto de Zootecnia da UFRRJ trabalha com diferentes técnicas de reprodução assistida em equinos. Para conhecer este negócio lucrativo, Bianca conversa com o professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Júlio César Jacob.

– Normalmente, a égua tem um potro ao ano. Com a transferência de embriões, a gente pode tirar até cinco embriões durante o ano e vai passando para as receptoras, consideradas ‘barrigas de aluguel’, que são animais de genética inferior – explica.

Outro projeto que está em desenvolvimento na faculdade, que foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), trata de técnicas de reprodução assistida aplicadas à produção de híbridos entre equinos e asininos, os jumentos.

Convênio universitário com Marinha em ilha

A Ilha da Marambaia é um recanto de Mata Atlântica quase intocado no litoral fluminense. Desde 1977, a UFRRJ mantém um convênio com a Marinha, responsável por guardar esta área de proteção ambiental permanente. É lá que André conversa com o biólogo Roberto de Xerez que, desde 1990, coordena o convênio entre a instituição de ensino e o Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia – CADIM / Marinha do Brasil. É na ilha também que a professora Genise Vieira, do Departamento de Botânica, estuda a flora do local. O mapeamento das espécies vem sendo feito há mais de dez anos e, hoje, o banco de dados conta com mais de 600 espécies.

No quadro Fora de Série vamos entender como funciona um teste feito no esmalte de dentes de leite para descobrir se uma criança foi exposta a níveis excessivos de chumbo. O trabalho ganhou prêmios, entre eles um oferecido pelo Ministério da Saúde. O Mérito Acadêmico desta semana vai mostrar o trabalho de um pesquisador do Departamento de Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa – Manaus) para recuperar áreas degradadas com sistemas agroflorestais. No quadro Eu Amo meu Trabalho vamos conhecer um engenheiro mecânico que trabalha como coordenador de produção em uma indústria de transformação de plástico e que adora buscar resultados, sem, no entanto, se esquecer do lado humano.

O Globo Universidade, exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico. As edições também estão disponíveis na íntegra no site do Globo Universidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s