40 anos de Jornal Nacional: Cid Moreira relembra leitura de Drummond

Publicado: 2 de setembro de 2009 em Globo, Jornal nacional, Jornalismo
40 anos de Jornal Nacional: Cid Moreira relembra leitura de Drummond

Apresentador fez parte da bancada do telejornal por quase três décadas

Foram quase 27 anos na bancada do Jornal Nacional. Mesmo com todo este tempo à frente do telejornal – que completou 40 anos neste dia 1º de setembro -, Cid Moreira não hesita em apontar, dentre as milhares de reportagens e acontecimentos que anunciou, o momento mais marcante que viveu no comando do programa.

– Foi quando morreu o poeta Carlos Drummond de Andrade (em 17 de agosto de 1987). Naquela noite, o Jornal Nacional teve um encerramento diferente: eu fiquei de pé e li um trecho de “José”, famosa poesia dele. Na hora, ao vivo, tive uma ideia: falar a frase final, “José, e agora?”, quase que sussurrando – e deu certo. Ao fim do telejornal, tinha uma fila de colegas para me cumprimentar – relembra.

Ainda sobre memórias, Cid também se recorda plenamente da noite de 1º de setembro de 1969, em que foi ao ar a primeira edição do Jornal Nacional.

– Quando cheguei para apresentar o jornal, estava aquele corre-corre na redação, com Armando Nogueira (o diretor de jornalismo da Rede Globo na época) e Alice-Maria (editora) dando ordens, e eu senti aquele clima agitado. Só que, para mim, estava tudo tranquilo! Não me importava se do outro lado havia cem ou um milhão de espectadores: minha postura psicológica era a mesma.

No vídeo abaixo, reveja a despedida de Cid Moreira no dia da morte de Drummond

http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf

Polícia ainda não sabe de onde partiu tiro que matou a estudante em SP. Saiba o que muda nas campanhas eleitorais para 2010. A entrevistada de hoje no JN participou de grandes coberturas esportivas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s