Um Ensaio de música e dança com Tatiana Cobbett

Publicado: 24 de agosto de 2009 em Cultura, Ensaio
Ensaio| 26/08 qua 22h10 | Tv Cultura – Musical |

No ar desde 1990, Ensaio traz a cada programa um artista diferente. As mais diferentes tendências e gêneros da música brasileira de qualidade estão registradas nestas conversas musicais.


Um Ensaio de música e dança com Tatiana Cobbett

Cantora, compositora e bailarina se apresenta na TV Cultura ao lado do violonista gaúcho Marcoliva, com um repertório que mistura diversas sonoridades bem brasileiras

A diversidade musical de Tatiana Cobbet, que mescla referências rítmicas com diferentes sotaques brasileiros, numa linguagem tão particular que permite um passeio sucinto pela Tropicália, Mangue Beat e uma caminhada rápida pelo Clube da Esquina dá o tom do Ensaio da próxima quarta-feira (26/8), às 22h10, na TV Cultura.

Ao lado do violonista Marcoliva, Tatiana (que também é compositora e bailarina) leva para o palco o movimento intenso de seu corpo junto à velocidade em que se expõe, elevando suas canções de amor e protesto aos sentidos do público. Entre uma música e outra, ambos falam do álbum que estão lançando em parceria, Bendita Companhia, uma produção independente que reúne compositores e músicos de noves estados brasileiros, que trazem no sangue os mais variados ritmos do Brasil – do forró ao choro, passando por valsa, samba, rock, baladas, entre muitos outros.

Durante o Ensaio, Tatiana canta Aspirina; Xote Lindo, que traz uma união de músicos e de influências regionais, composta por Marcoliva, Rafael Calegari e Zelito Coringa; Teu Samba, um retrato da jinga musical verde-amarela; e, por fim, o ritmo dançante do frevo Vale do Ribeira.

Questionada por Fernando Faro se prefere música à dança, Tatiana é direta: “Prefiro a arte. Tudo está interligado, preciso da dança para cantar melhor”, diz.

Encontro com a música

Formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Tatiana Cobett trabalhou durante 12 anos na companhia paulista Balé Stagium, com quem percorreu o Brasil, boa parte da América e alguns países da Europa em diversas apresentações. No final da década de 1980, Tatiana aparece para as críticas pelo trabalho realizado no balé Stagium, dirigido por Marika Gidali e Décio Otero. Escreveu, idealizou e atuou no musical Mulheres de Holanda. Dirigiu, ainda, os espetáculos Grito das Flores, Esta Terra Portugal, Alma Flamenca e o Festival Três Bandeiras. Seu encontro com a música se deu quando produzia shows para artistas como Badi Assad e Carlinhos Antunes. Em 2000 iniciou parceria com Marcoliva, o que rendeu, além de várias músicas e o livro Básicas Composições, o primeiro CD Parceiros, repleto de composições próprias. O álbum tem produção musical de Luiz Meira e participação de artistas como Edu Ribeiro, Marcos Brito, Marcelo Martins, Badi Assad, entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s