Globo Universidade mostra festival de dança conhecido internacionalmente

Publicado: 21 de agosto de 2009 em Globo, Globo Universidade

Globo Universidade | 22/08 sab 07h15 | Globo |

Globo Universidade mostra festival de dança conhecido internacionalmente

O repórter André Curvello vai até Joinville conferir

Depois de visitar o Amazonas na última edição, o Globo Universidade vai até Santa Catarina para mostrar pesquisas em áreas bem diferentes, mas que chamam a atenção do mundo. Em Joinville, o repórter André Curvello vai mostrar um festival de dança conhecido internacionalmente, que atrai mais de 200 mil pessoas por ano. Enquanto isso, a repórter Bianca Rothier mergulha fundo para mostrar como pesquisas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) ajudaram a transformar o estado no maior produtor de moluscos do Brasil.

Para descobrir como a universidade contribui com passos, movimentos e pesquisas, André visita o Festival de Dança de Joinville, o mais importante da América Latina. Existem 26 cursos superiores de dança no Brasil, divididos entre licenciatura e bacharelado. A professora Cristiane Wosniak, coordenadora do Curso de Dança da Faculdade de Arte da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fala sobre a importância da formação profissional e afirma que o mercado de trabalho é encorajador.

Dos palcos para o fundo do mar. O estado de Santa Catarina é o maior produtor de molusco do Brasil, responsável por 15 mil toneladas por ano, o que representa 95% da produção nacional. O bom desempenho deve-se, em grande parte, a pesquisas e projetos de extensão de instituições de ensino como a Univali. Nesta edição do Globo Universidade, Bianca vai a campo – e laboratório – em companhia de Gilberto Manzoni, professor do curso de Oceanografia; Mathias Alberto Schramm, pesquisador de Algas Nocivas; e Pedro Marques, pesquisador do Laboratório de Mergulho Submarino da Univali, para mostrar a estrutura responsável por transformar o cultivo de ostras, vieiras e mexilhões em um grande negócio.

Para mais informações sobre temas e pesquisas de profissionais apresentados no programa do dia 22, e para conhecer o cronograma de exibição das próximas edições do Globo Universidade, por gentileza, acesse: http://globouniversidade.globo.com

O Globo Universidade, exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico. O programa é reprisado no mesmo dia na Globo News, às 13h05, e às quartas-feiras no Canal Futura, às 16h30. As edições também estão disponíveis na íntegra no site do Globo Universidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s