Globo Rural – Peixes do Rio Negro

Publicado: 31 de julho de 2009 em Globo, Globo Rural

Globo Rural | 02/08 dom 08h05 | Globo – Jornalismo |

Viagem de barco pelo Rio Negro mostra o cotidiano dos catadores de “piabas”

A captura dos peixes ornamentais no estado do Amazonas será o tema do ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 02. Durante uma viagem de barco ao longo do Rio Negro, o repórter Ivaci Matias mostrará como é a integração da população com a natureza da região. A matéria mostrará o trabalho dos catadores de “piabas” – nome genérico que se dá na Amazônia a todos os peixes pequenos -, que se dedicam à captura de espécies ornamentais, como o Cardinal e o Acará-disco, para garantir o sustento de suas famílias. O repórter acompanhará o dia a dia desses profissionais, que se aventuram pela mata alagada em busca dos simpáticos animais que colorem milhares de aquários pelo mundo.

Começando pela cidade de Barcelos e indo até o Rio Ereré, a equipe do ‘Globo Rural’ mostrará as inúmeras paisagens e hábitos – como a pesca noturna – das populações que vivem às margens do Rio Negro. Visitará a Ilha de Daracuá, onde vive cerca de 100 pessoas em casas sobre palafitas. A ilha vive à mercê das cheias do Rio Negro, que fazem com que ela praticamente desapareça durante meses todos os anos.

E como uma viagem como esta não é feita somente de paisagens, a matéria mostrará também as precauções necessárias para garantir a segurança ao se navegar por um grande rio amazônico, como o Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s