Livro que virou curta ganha a tela da TV Cultura

Publicado: 22 de julho de 2009 em Cultura, Zoom
Zoom| 25/07 sab 22h30 | Tv Cultura – Curtas e médias-metragens nacionais |


Programa voltado para a divulgação de produções independentes, exibe filmes e vídeos de ficção, documentários e experimentais, de curta ou média metragem realizados por diretores brasileiros.

Livro que virou curta ganha a tela da TV Cultura

O Livro de Walachai, da cineasta Rejane Zilles, será exibido no Zoom deste sábado, que traz ainda Marcelo Camelo, Vera Egito, Zé Padilha e uma matéria sobre o II Festival Paulínia de Cinema

Em Walachai, uma pequena comunidade alemã no sul do Brasil, vive o professor e agricultor Benno Wendling. Desde 1940, seu grande desafio é conciliar o árduo e diário trabalho na roça com a obrigação de ensinar português a crianças do povoado, que só falam alemão. Nos últimos anos, dedicou-se a escrever, à mão, a história deste lugar num livro de caprichada caligrafia. O resultado foi a obra O Livro de Walachai, que deu origem ao curta dirigido por Rejane Zilles, que será exibido no Zoom deste sábado (25/7), às 22h30.

A cineasta nasceu e cresceu na comunidade alemã Walachai (que em alemão antigo significa “lugar distante, onde o tempo parou”). Para dar vida ao curta O Livro de Walachai, que revela um Brasil muito diferente e desconhecido pela maioria dos brasileiros, Zilles entrevistou as principais famílias do lugar, além de seus próprios parentes e ex-alunos.

Ainda nesta edição do Zoom, o músico e compositor Marcelo Camelo relembra a trilha do filme Step Across the border, dos cineastas alemães Nicolas Humbert e Werner Penzel, e uma cena do filme 2001, Uma odisséia no espaço, clássico de Stanley Kubrick.

O programa mostra também a cobertura do II Festival Paulínia de Cinema; uma matéria com a diretora Vera Egito, que conta sobre seus dois filmes que concorreram no Festival de Cannes neste ano; e o cineasta José Padilha, diretor de Tropa de Elite, que lembra do filme A pantera cor de rosa, no quadro Minha primeira vez. Para finalizar, a atração apresenta uma matéria sobre o curta Teteco, filmado com câmeras de celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s