Filme: Proezas de Satanás na Vila do Leva-e-Traz – Tv Brasil

Publicado: 8 de maio de 2009 em Filmes, Programa de Cinema, Tv Brasil
Filme: “Proezas de Satanás na Vila do Leva-e-Traz” | 08/05 22h00 | Programa de Cinema – Tv Brasil |
Classificação: Livre

O longa-metragem que o Programa de Cinema apresenta na sexta, 8 de maio, às 22h, é a primeira incursão na ficção do documentarista Paulo Gil Soares, falecido em 2000. O filme, restaurado a partir de duas cópias, uma encontrada no Brasil, outra na França, venceu o Festival de Brasília de 1967. Foi concebido como uma alegoria, comum na época de censura e repressão policial. Ambientado na cidade mineira de Tiradentes, Proezas de Satanás na Vila do Leva-e-Trazé um documento de época, que traz no roteiro uma crítica ao materialismo.

Na Vila do Leva-e-Traz, a descoberta de petróleo leva à criação de uma cidade pré-fabricada, progressista. O vilarejo fica entregue aos velhos e às mulheres. Quando o padre leva a Santa Padroeira para a nova cidade, todos temem a chegada do Diabo e, para se precaverem, chamam um pregador de almas, que é afugentado por Satanás. Aparece na vila, então, um estranho que se transforma em bode e cobra, tentando alguns moradores. No fundo, é um bom sujeito, faz milagres e cura doentes. A vila progride graças a ele, tornando-se um joguete nas mãos de políticos, que aproveitam para lançar Satanás como candidato à Presidência da República.

De Paulo Gil Soares. 1967. 100min. Com Emmanuel Cavalcanti, Joel Barcellos, Telma Reston, Zózimo Bulbul, Joseph Guerreiro, Paulo Broitman, Newton Lentini, Lucília Brasil, Paulo Góis, Paulo Carneiro e outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s