16/04/2009
Programa ressalta a importância do tratamento adequado a esse tipo de resíduo, que pode colocar em risco a saúde da população
Mesmo com todo avanço no sistema de tratamento de lixo hospitalar, cerca de 60% dos municípios brasileiros ainda não possuem sistema de coleta seletiva, colocando em risco a saúde da população, uma vez que esse resíduo pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças.
Para entender esse quadro, o Balanço Social, que vai ao ar nesta quinta-feira (16/4), às 19h30, na TV Cultura, foi a campo e fez o trajeto desses resíduos: desde sua separação nos hospitais até o momento em que passam por um sofisticado sistema de tratamento.
A matéria, produzida pela repórter Cláudia Piche, é comentada pelo jornalista e ambientalista Washington Novaes, que faz um balanço mostrando os prós e contras do sistema utilizado no Brasil.
Balanço Social também exibe uma matéria de Andresa Boni, que foi conferir de perto uma tecnologia que deixa mais limpa e cristalina a água do Aquário de São Paulo, sem agredir o meio ambiente. O programa mostra, ainda, uma casa que reutiliza a água de chuva e tem um simples sistema para aquecer água, sem gastar energia.
Por fim, a atração apresenta a iniciativa de um cidadão paulista que já plantou 22 mil mudas de árvores, dando a sua contribuição para mudar a dura poesia concreta da cidade.