Tv Cultura – Gilberto Mendes dá o tom no Provocações

Publicado: 16 de abril de 2009 em Cultura, Provocaçoes
Vanguarda musical dá o tom no Provocações
17/04/2009

O cantor e compositor Gilberto Mendes, um dos maiores expoentes da música contemporânea brasileira, é o convidado de Antônio Abujamra desta sexta-feira, na TV Cultura

No papo com Antônio Abujamra, Gilberto Mendes confessa se sentir cada vez mais parecido com o autor de Bachianas Brasileiras: “me sinto como Villa-Lobos por ser abundante como ele”, diz.
https://i2.wp.com/www.tvcultura.com.br/cms/midia/image/default/Provocacoes_Gilberto_Mend_1239828202.jpg
Na entrevista inédita do Provocações, que vai ao ar nesta sexta-feira, às 22h10, na TV Cultura, Mendes fala sobre música contemporânea, sua trajetória musical, influências, e conta como a asma mudou alguns caminhos de sua vida. Comenta ainda sobre a influência do negro na música mundial. “O negro criou a melodia popular urbana”.

Considerado o mais importante compositor vivo do Brasil, Mendes é autor de obras (algumas interpretadas em todo o mundo) que misturam desde o experimentalismo mais radical até o lirismo embalado pelo jazz norte-americano. O último tango em Vila Parisi, um protesto contra a situação vivida pelos moradores da favela da Vila Parisi, em Cubatão (SP); Santos footbal music, que traz o futebol para a seara da música erudita; e Beba Coca-Cola, poema de Décio Pignatari; são algumas de suas peças mais famosas.

Sempre ligado à vanguarda musical do país, Mendes fundou em 1963 o Festival Música Nova, o mais antigo do gênero nas Américas, além de ser o mais importante do Brasil. O festival já promoveu a estreia no país de obras de grandes autores contemporâneos como John Cage e Karlheinz Stockhausen.

Gilberto Mendes nasceu em Santos em 1922, no ano da Semana de Arte Moderna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s