Brasileiro ganha prêmio internacional com foto de confronto em Manaus

Publicado: 13 de fevereiro de 2009 em Imprensa, Premios, Sucesso
Brasileiro ganha prêmio internacional com foto de confronto em Manaus

O fotógrafo brasileiro Luiz Vasconcelos, que trabalha no jornal “A Crítica”, de Manaus (AM), ganhou o prêmio World Press Photo 2008 na categoria Notícias Gerais, enquanto o americano Anthony Suau conquistou a premiação principal, com a melhor Foto do Ano.

imagem: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ponto_de_vista/2008/10/08/imprensa23220.shtml

A foto com a qual o brasileiro conquistou o prêmio mostra uma índia com uma criança nua nos braços enquanto enfrenta a Polícia de Manaus, e foi tirada em março de 2008.

Já o americano venceu na categoria Foto do Ano com uma instantânea em preto e branco de um agente armado no estado de Ohio, nos Estados Unidos, que revista a casa de uma família pobre.

A presidente do júri, Mary Anne Golon, explicou que a imagem representa “o tema mais importante hoje em dia, que são os golpes da economia em escala mundial”.

Segundo Goldon, “a maioria dos membros do júri considerou a imagem aterrorizadora, porque parece uma foto de guerra (..), mas se trata de gente que simplesmente não conseguiu pagar suas contas, ficou desesperançada e, por isso, está sendo atacada”.

O prêmio principal desta edição do maior evento de fotojornalismo do mundo está dotado de dez mil euros e será entregue em cerimônia em Amsterdã em 2 de maio.

EFE http://diversao.terra.com.br/interna/0,,OI3514239-EI25,00-Brasileiro+ganha+premio+internacional+com+foto+de+confronto+em+Manaus.html
http://www.publico.clix.pt/imagens.aspx/227216?tp=UH&db=IMAGENS
http://porummundomelhor.blog.com/Rela%C3%A7%C3%B5es%20de%20trabalho/
Foto: Luiz Vasconcelos/A Crítica/Agência Estado
Foto: Luiz Vasconcelos/A Crítica/Agência Estado
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL346759-5598,00.html
https://i2.wp.com/www.estadao.com.br/fotos/INDIA-RPOSSE.JPG
http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac138385,0.htm

AFP

Americano ganha World Press Photo 2008 com imagem sobre a crise

HAIA (AFP) – O americano Anthony Suau ganhou o prêmio World Press Photo 2008 com uma imagem sobre a crise dos ‘subprimes’, do mercado hipotecário dos Estados Unidos, anunciaram nesta sexta-feira em Amsterdã os organizadores do concurso, no qual a AFP também obteve destaque.
PUBLICIDADE

As fotos feitas por Anthony Suau, em branco e preto, foram tiradas em março de 2008 e publicadas na revista americana Time.

Numa delas, a polícia aponta com um revólver para uma porta para se assegurar de que a casa está vazia, em meio a objetos espalhados pelo chão abandonados pelos proprietários, antes de deixá-la por não poder pagar a hipoteca.

“A força desta fotografia está nos contrastes. Parece uma foto de guerra mas trata da expulsão dos ocupantes de uma casa”, declarou a presidente do júri, MaryAnne Golon.

Anthony Suau receberá o prêmio, acompanhado de 10.000 euros, durante uma cerimônia em Amsterdã, no dia 3 de maio.

Ao todo, 5.508 profissionais participaram com 96.268 fotografias, e a Agência France-Presse (AFP), venceu três prêmios.

O argentino Walter Astrada, da AFP, levou o primeiro prêmio na categoria Imagens de Notícias por uma reportagem sobre a onda de violência pós-eleitoral no Quênia, em janeiro de 2008.

O francês Olivier Laban Mattei ficou com o terceiro prêmio na categoria Informação Geral, por uma foto sobre os danos causados pelo ciclone que devastou Mianmar, em maio de 2008.

O japonês Chiba Yasuyoshi, da mesma agência, venceu na categoria Pessoas, com uma imagem feita em março de 2008 no Quênia, na qual membros de duas tribos lutam armados com arcos e flechas.

O mexicano Carlos Cazaris, por sua vez, ficou com o primeiro prêmio na categoria Assuntos Contemporâneos, com a fotografia de um mendigo em São Paulo.

A todo, 64 fotógrafos de 27 nacionalidades foram premiados pelo júri na edição 2008, em dez categorias.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s