Agência de notícias divulga obituário de Steve Jobs

Publicado: 29 de agosto de 2008 em Informatica, internet

Agência de notícias divulga obituário de Steve Jobs

da Folha Online

A agência de notícias Bloomberg distribuiu na quarta-feira (28), por engano, um obituário incompleto de Steve Jobs, executivo-chefe da Apple. O rascunho de uma extensa reportagem sobre o executivo trazia inclusive nomes de pessoas a serem contatadas para falarem sobre ele, informa o blog Circuito Integrado.

É comum que veículos de comunicação preparem reportagens com antecedência sobre pessoas que estão doentes, para agilizar o trabalho dos jornalistas em caso de morte.

John G. Mabanglo /Efe
Steve Jobs, durante o lançamento do iPhone 3G; magreza gerou especulações sobre saúde
Steve Jobs, durante o lançamento do iPhone 3G; magreza gerou especulações

O texto, reproduzido pelo blog Gawker.com destaca as realizações de Steve Jobs, como o computador Macintosh, o iPod, e o iPhone, além do filme “Toy Story”, de quando ele era executivo-chefe dos estúdios Pixar.

Também traz declarações elogiosas de Bill Gates, da Microsoft. “Em termos de líderes inspirativos, Steve Jobs é realmente o melhor que eu já conheci”, disse Gates, em janeiro deste ano.

Entre as pessoas que deveriam ser consultadas para a produção final do texto estão Steve Wozniak, co-fundador da Apple, Heidi Roizen, ex-namorada de Jobs, e Eric Schmidt, executivo-chefe do Google.

Erro

Depois de perceber o erro, a Bloomberg reconheceu a falha e retirou o texto do ar. “Uma reportagem incompleta que fazia referência à Apple foi inadvertidamente publicado pela Bloomberg News”, informou a agência, em nota. “O texto não deveria ter sido publicado e foi retirado do ar”.

O incidente ocorre ao mesmo tempo em que ganham força os rumores sobre o estado de saúde de Jobs –em junho, durante a Worldwide Developers Conference, em San Francisco, em que o iPhone 3G foi apresentado, Jobs pareceu mais magro que o comum.

Parte das preocupações no mercado existe em razão de a Apple estar profundamente ligada a Jobs, que ainda não tem um sucessor. É consenso no mercado que Jobs é de vital importância para os negócios da Apple. E, quando ele teve câncer, a informação só foi divulgada com o tratamento em andamento.

Em julho, o jornal “The New York Times” informou que Steve Jobs considerava exagerados esses rumores. Ele estaria apenas enfrentado problemas alimentares em razão da cirurgia para a retirada do câncer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s