Briga pelos números do Ibope mostra novo perfil: Globo perde, Record cresce

Publicado: 26 de junho de 2008 em Ibope

Briga pelos números do Ibope mostra novo perfil: Globo perde, Record cresce
O DIA Online
Sabrina Grimberg

Rio – A concorrência pelos números do Ibope está mais acirrada. Num intervalo de cinco anos, a dança da audiência apresenta um outro compasso: a Globo teve este ano, até agora, sua pior audiência neste período. Se em 2004 a Globo conseguia médias de 24,2 pontos, em 2008 chega a 19,5, pela primeira vez registrando índice abaixo dos 20 pontos no horário entre 7h e 0h.

Já a Record pulou de minguados 3,3 para 7,5, um crescimento de 127%. Enquanto o SBT viu seus números caírem de 7,7, em 2004, para 6,0 em 2008, passando para o terceiro lugar na briga pelo público. Queda de 24%, quase um a cada quatro espectadores.

Mesmo com a queda nos números durante esses cinco anos, a Globo ainda contabiliza o dobro da audiência da Record na Grande São Paulo: 18 x 9 pontos. Na média nacional, esse número sobe para 19,5 da Globo contra 7,5 de média da Record.

O departamento de comunicação da Record confirmou os dados publicados ontem pela ‘Coluna Ooops!’, de Ricardo Feltrin. “Para um subir, o outro precisa descer. O ‘Q’ de queda continua”, alfinetou Ricardo Frota, gerente de comunicação da emissora, referindo-se ao ‘Q’ de qualidade usado nas campanhas publicitárias da Globo.

Segundo Frota, a melhora no desempenho da Record é atribuída ao crescimento de audiência dos telejornais (‘Jornal da Record’, ‘Fala Brasil’ e ‘Câmera Record’) e das novelas ‘Amor e Intrigas’ e ‘Os Mutantes’. Só o horário nobre garantiu à Record um aumento de 160% de audiência, graças às novelas.

A partir de 2004, o canal investiu cerca de R$ 300 milhões em dramaturgia, incluindo a construção do Recnov (complexo de estúdios de novelas localizado em Vargem Grande). Este mês, a Record está transmitindo, com exclusividade na TV aberta, os jogos da Eurocopa. “É a Copa do Mundo sem o Brasil e a Argentina. Com certeza esses jogos dão uma aquecida nesses números”, explicou Frota.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s