Lançamento de moto de 100 cilindradas frustra as expectativas da Honda

Publicado: 6 de março de 2007 em Economia

Foram vendidos apenas 1,5 mil modelos POP 100 no 1º mês, quando a empresa esperava quatro vezes mais

Que paciência oriental, que nada! Bastou apenas um mês para que um dos mais badalados e caros lançamentos da Honda no Brasil virasse motivo de insatisfação dentro da companhia. Os japoneses estão decepcionados ao extremo com os primeiros resultados da motocicleta POP 100.

Mesmo com o seu conhecido arsenal de distribuição e uma farta campanha de mídia – o investimento passou dos R$ 10 milhões – a empresa comercializou apenas 1,5 mil unidades do novo modelo.

Para quem acha que a insatisfação dos japoneses é precipitada, basta dizer que a própria Honda estimava uma venda pelo menos quatro vezes maior no primeiro mês. Só para efeito de comparação, as motocicletas de até 125 cilindradas da companhia costumam registrar uma venda média de 15 mil veículos por mês.

Mesmo levando- se em conta que um modelo novo precisa de certa rodagem para se consolidar no mercado, a diferença é expressiva se comparada à média histórica de lançamentos tanto da própria Honda quanto da concorrência.

A Honda já procura as razões para a derrapagem na primeira curva. Uma das causas é a contenda com os seus revendedores. Conforme já havia informado o RR – Negócios & Finanças, a montadora anda às turras com alguns distribuidores, devido à imposição de uma série de novas normais contratuais que reduziriam a autonomia e a rentabilidade da rede autorizada.

A empresa paga também o preço por, durante tanto tempo, ter tratado com certo desdém o segmento de motos na faixa de cem cilindradas, que vem sendo a porta de entrada para consumidores das faixas C e D. Esta é uma das principais causas da perda de market share da Honda no Brasil.

É praticamente impossível perceber quando um elefante perde peso, mas quem olhar de perto verá que a empresa já não tem a silhueta de outrora. Fechou 2006 com uma participação de 80,3%, contra os 92% que tinha há cerca de sete anos.

Em tempo: o presidente da Honda no Brasil, Tetsuo Iwamura, está de saída. Será substituído pelo chinês Sho Minekawa, que atualmente responde pela Guangzhou Honda Automobile Co., subsidiária do grupo na China. Pode ser que a troca não tenha nada a ver com o turbulento lançamento da POP 100. Pode ser que tenha muito a ver.

Fonte: Cidadebiz.oi

Serviço:

Honda POP 100 é o novo modelo da Honda na categoria Family e é sinônimo de independência de locomação e prazer ao pilotar. A motocicleta estará disponível em quatros cores – azul, amarela, vermelha e preta.
Projetada para ser versátil, ela pode ser utilizada para todas as situações – para trabalhar, fazer compras, passear e estudar. O motor é Over Head Camshaft e mantém a economia e baixa manutenção já conhecida no modelo C100 Biz.
O nome POP se refere tanto à modernidade e jovialidade, quanto ao popular. A Honda POP 100 estará em todas as concessionárias do País com preço público sugerido de R$ 3.990,00 (base no Estado de São Paulo), sem despesas de frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

EU PROTESTO!
Vamos falar sério: A moto é a coisa mais feia que já lançaram em pleno 2007.
Também não tem conforto nenhum .
Não tem nada nada de luxo.
Também é muito cara devido ao exposto acima.
Dona Honda o povo não é bobo!
Mas uma coisa eu garanto se o “filhotinho de cruz credo” pelo
menos tivesse um preço POP até que venderia bem mais.
Os 1,5 mil que compraram não estão correndo muito risco
afinal lá nas quebradas já ta cheio de bagulho mesmo!
De nada adianta gastar fortunas e tentar fazer lavagem cerebral no povão.
Isto só funciona em algumas organizações Religiosas
Já que a moto não é essas coisas abaixem o preço
Dependendo da cidade o frete + documento + emplacamento etc…
a moto sai por R% 5.000,00
Dá pra comprar coisa melhor com esse dinheiro.



Aliás qualquer coisa é melhor que isso.
Olha o modelo aquí do lado.
Que maravilha.
Já vem com porta copos.
Faz 50 litros sem precisar
sair de cima.
É o sonho de muitos cidadãos
de bem que querem um veículo
que também sirva para as
horas de laser.
O modelo ainda está sendo

aprimorado é bem verdade!
O modelo completo virá com
porta petiscos, paliteiro,
saleiro, porta faca, etc…
Breve mais novidades.
Tio Sam.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s